Descrição enviada pela equipe de projeto. Bintaro Jaya é uma das muitas áreas suburbanas de Jakarta constantemente em crescimento. Como um dos desenvolvimento imobiliários mais congestionados, há uma alta demanda para instalações educacionais. Muitos jardins de infância e pré-escolas são construídos nas áreas residenciais, até mesmo nas menores unidades de vizinhança.
Entre os muitos jardins de infância em Bintaro, o Shining Stars sobreviveu por mais de dez anos, situado em duas casas antigas unidas, que começaram deteriorar-se e a necessidade de espaço era questão crucial. Salas foram adicionadas à estrutura original, abrangendo quase todo o espaço, o que tornava impossível que a luz natural e o ar penetrassem no espaço. Entre outros problemas, a rua principal em frente à escola tornou-se movimentada, trazendo ruídos e poluição do ar.
Por causa da nova disposição proposta e da condição deplorável dos edifícios antigos, o arquiteto e os clientes decidiram demolir o prédio original e começar do zero. Um orçamento limitado também tornou-se uma das questões mais importantes, permeando os conceitos básicos para a escola. Concreto aparente, tijolos furados, madeira recuperada de grades, outros materiais locais e estruturas leves foram utilizados. O pé direito foi reduzido para 3 metros. Materiais locais, como tijolos furados e telhas de cerâmica foram dispostos em novos padrões usando artesões locais para dar-lhes um toque contemporâneo. As madeiras recuperadas foram usadas para portas, decks de madeira e móveis.
Pátios pequenos com gramados são inseridos no terreno para criar barreiras de som, trazer luz natural no interior, e auxiliar ventilação cruzada, além de aumentar a área de captação de água. As esquadrias podem deslizar, para unir 2 ou 3 salas em conjunto, permitindo que a escola sedie as performances estudantis, festas de formatura, etc, para acomodar um grupo grande de pessoas. Um deck de madeira que cobre a caixa de areia pode ser levantada para criar um palco temporário para performances. Anteriormente, a escola precisava alugar espaços em outros edifícios para espetáculos e cerimônias de graduação e transportar as crianças aos parques próximos para que elas fossem capazes de desfrutar as árvores e ar fresco. Agora elas podem correr e brincar na grama. Um grupo de pequenas árvores frutíferas foram plantadas em vasos na cobertura, um elemento para educar as crianças da cidade, que em sua maioria têm visto os frutos, mas nunca as árvores.
Para alguns dos pais dos alunos, levou algum tempo para aceitar as qualidades cruas do edifício contra as suas percepções preconcebidas do que uma escola deveria parecer. Um conceito que oferece o luxo e qualidade de espaço versus materiais caros, e uma nova apreciação para materiais e que existem em torno de nós. Esperamos que esta escola possa educar os adultos através de seus filhos.