-
Arquitetos: Pitsou Kedem Architects
- Área: 600 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência familiar privada, em um ambiente urbano. De fora, o edifício não revela que é uma casa. Assemelha-se a um molde ou tela de um artista ou um quadro, quase bidimensional, em cuja área várias aberturas foram colocadas e que são envolvidas com um sistema dinâmico de tiras de madeira lineares.
A distribuição plana da "imagem" ou, neste caso, a fachada frontal, cria uma composição não-simétrica, em uma tentativa de sugerir que isto é, de fato, uma massa tridimensional. O arranjo dos objetos (as aberturas) é sempre fixo e permite uma composição central e permanente. A capacidade de reverter a composição é possível graças ao projeto de um sistema de persianas inteligentes. Todos os trilhos e acessórios estão escondidos e assim, quando a fachada está fechada as possibilidades dinâmicas e mutáveis escondidas nela não são aparentes.
Todas as aberturas funcionam independentemente e assim permitem diferentes composições. A qualquer momento e por qualquer motivo (privacidade, proteção contra o sol) a relação entre o objeto e o plano pode ser alterada. Assim, se permite uma composição equilibrada, dinâmica, casual, fechada ou aberta, dentro do mesmo quadro.
Movimento da fachada é acompanhado por diferentes pontos de vista exteriores, alguns expostos e nus, outros não disfarçados, outros enquadrando um pedaço da paisagem. Esta mutabilidade e flexibilidade também permite o controle da quantidade de luz solar e natural através das aberturas. Os espaços interiores são caracterizados por um uso comedido de materiais e formas para que a luz que penetra no espaço crie uma sensação de movimento, drama e dinamismo.
Assim, com efeito, o sistema de relações entre a rua e a estrutura composta de mudanças, mas duas composições dimensionais em um plano emoldurado e liso desenvolve, para o usuário dos espaços da casa, uma área aberta que incorpora imagens abstratas ou tangíveis com volume.
A relação entre esses mesmos volumes (as paredes, as escadas, as várias partições e os diferentes elementos na residência) e o espaço, criam, cada vez, uma experiência nova para os residentes da casa.