-
Arquitetura: LOCALARCHITECTURE
- Área: 185 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mathieu Gafsou
-
Fabricantes: PSS, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num terreno alongado, a nova habitação ocupa a totalidade da área construível. Beneficiando o pomar natural, a casa é formada por três espaços que deslocam a terra. Cada "unidade" é um volume que varia de altura e que se abre lateralmente para o jardim de ambos os lados.
Os espaços diários (sala de estar e cozinha) ocupam a área central, enquanto que o dormitório de visitas está no pavimento superior da casa.
Os dormitórios das crianças são distribuídos na parte inferior do volume. Outros ambientes complementam o térreo.
Dois núcleos de serviço separam os principais cômodos de convivência, enquanto que um corredor periférico cadenciado pelas mudanças de nível os conecta.
A concha de concreto estrutural que garante a proteção contra a poluição sonora proveniente da estrada abaixo, expressa a forma desigual resultante das variações de altura dos espaços interiores. As grandes janelas reforçam a transparência do edifício, enquanto que o ritmo vertical e profundidade dos postes de pinho acentuam a estreita relação entre cada espaço interior e a sua extensão para o exterior.