-
Arquitetura: VenhoevenCS
- Área: 7100 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Luuk Kramer
-
Fabricantes: Derako
De Baarsjes - em Amsterdã é um bairro multicultural que é o lar de pessoas de 129 países diferentes. A prefeitura da cidade queria aumentar a vida da comunidade do bairro. As autoridades, portanto, escolheram um edifício que combina piscinas, uma piscina terapêutica, fitness, aeróbica, sauna e banho de vapor, com um centro para festas, cafés e crianças ao lado de um restaurante de comida rápida (posto de trabalho para os desempregados do bairro). Cada elemento individual atrai diferentes grupos-alvo, de modo que o conjunto da população será capaz de utilizá-la ao máximo. No interior, todos podem ver outras atividades, os intrigando e os inspirando a utilizar todas as instalações. Como o edifício foi construído em um parque, as pessoas que vivem nas proximidades solicitou que fosse o mais verde possível, assim, a obra foi coberta completamente por vegetação.
Agora, com as suas fachadas verdes e telhado, Sportplaza Mercator marca o início e o fim do Rembrandtpark. De longe, parece uma fortaleza coberta que acompanha e protege a porta de entrada para a cidade do século XIX. Vislumbrado através da fachada de vidro há o complexo de spa em estilo moderno. A entrada parece um salão de festas a partir do qual os vários visitantes podem chegar ao seu destino.
O edifício foi concebido como uma cidade - uma sociedade em miniatura - dentro de uma caverna. O prédio está cheio de linhas que trabalham a perspectiva visual e "buracos da fechadura" que oferecem vistas sobre os vários visitantes, atividades e culturas no edifício. A luz solar penetra profundamente o interior através de todos os tipos de aberturas no telhado. Janelas mais baixas emolduram a vista para a rua e terraço.