-
Arquitetos: Perkins&Will
- Área: 15794 m²
- Ano: 2012
-
Fotógrafo:Martin Tessler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício de Ciências da Terra (ECT) está localizado no Campus de Vancouver Universidade de British Columbia (UBC). Projetado como a nova sede de três Departamentos de Ciências da UBC — Ciências da Terra, Oceanos e Atmosférica, Estatística e o Instituto Pacífico de Ciências Matemáticas — o projeto também inclui o gabinete do reitor da Faculdade de Ciências e integra exposições do Museu da Terra do Pacífico (MTP). Além de reforçar as relações crescentes de cada departamento, oferecendo oportunidades valiosas para o compartilhamento de aprendizado e colaboração, o ECT amplia a face pública da Faculdade de Ciências e ajuda a criar um vibrante e animado centro para a Faculdade no Campus.
O edifício está ao lado da Main Mall, a principal rota norte-sul de pedestres dentro do campus, gerando a oportunidade de acrescentar um ponto de interesse visual na experiência do pedestre através da exibição das pesquisas que ocorrem dentro do edifício. Para alcançar isso, o térreo é considerado como espaço público, e é envidraçado em todas as fachadas para maximizar a visibilidade para seu interior. Localizado do outro lado da rua, está o Museu da Biodiversidade Beaty, que junto com o ECT, cria um 'distrito de museus' nesta área do Campus, o primeiro na Universidade. Promovendo o objetivo do projeto de 'ciência à mostra', um espaço de laboratório de pesquisa com pé-direito duplo funciona como pano de fundo para o componente de exibição do museu da MTP.
O edifício contém escritórios da faculdade e para funcionários para cada departamento, laboratórios de pesquisa, espaços de salas de aula que incluem três auditórios, e um café, assim como as componentes do museu da MTP. Um átrio de cinco pavimentos divide a ala norte da sul do prédio, dando uma estrutura de organização para os diferentes departamentos enquanto que ao mesmo tempo configura uma rota direta no sentido leste-oeste através do edifício. Diferente da ala sul que é de concreto e abriga laboratórios e escritórios, a ala norte abriga escritórios e auditórios, com a madeira como sendo o material estrutural principal.
A estrutura de madeira confere um ambiente acolhedor para os habitantes do edifício. Como um benefício extra, os 1.317 m³ de madeira na estrutura foram calculados para armazenar 1.094 toneladas de carbono, o equivalente a 415 carros fora das ruas por um ano. Para fornecer cobertura da chuva para pedestres, e seguindo as linhas de projeto da Universidade como um todo, um dossel de madeira sólida envolve três lados do projeto. Se estende desde dentro do edifício, onde faz parte do acabamento do teto interno do museu e do café, mesclando os limites entre espaços internos e externos.
No átrio, está uma escada flutuante de madeira maciça em balanço. Esta dramática escada está em balanço a partir dos pavimentos das passarelas e é composta de uma perfeita "fita" de longarinas rígidas de Madeira Laminada Colada, a primeira deste tipo no mundo. As linhas limpas e elegantes desta enorme escada de madeira parecem desafiar a gravidade, e dramaticamente demonstram a capacidade estética e estrutural da moderna engenharia de madeira. O projeto do ECT define um novo padrão de performance estrutural e inovação na construção com madeira pesada e demonstra o quão moderno pode ser a engenharia em madeira quando utilizada eficientemente e competitivamente nos projetos institucionais mais exigentes.