- Área: 191 m²
- Ano: 2005
-
Fotografias:Rodrigo Ramo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na esquina de um bairro com qualidades ambientais conservadas, com forte presença de tipologias residenciais de estética tradicional, planeja-se uma habitação que pretende reinterpretar o espírito da construção regional em uma visão contemporânea.
A oportunidade de intervir no urbano com uma escala controlada brinda a possibilidade de definir a esquina com uma volumetria clara e articulada, que atuará como ponto de articulação e consolidação da quadra. O trabalho teve como premissa o uso da maior área do terreno para jardim.
A linha projetual foi gerar uma continuidade espacial entre o interior e o exterior, de modo a aproveitar ao máximo o uso do terreno como pátio, atentando à privacidade da família. Para isso, limitaram-se as aberturas da planta baixa para a rua, abrindo-as para o jardim, ocultando as portas/janelas e portões (quando estes estivessem abertos), no interior das paredes, de maneira a liberar as visuais e alcançar uma continuidade espacial interior - exterior.
A materialidade e honestidade formal da obra falam a linguagem do local, procurando um diálogo harmônico e respeitoso entre o existente e o novo, buscando uma convivência sem rupturas entre a arquitetura tradicional e a emergente.