- Área: 216 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Rodrigo Ramo
Descrição enviada pela equipe de projeto. As solicitações dos clientes foram precisas, uma casa voltada para o o entorno, sem perder a sua privacidade, com grandes espaços sociais cobertos e galerias onde possam acontecer reuniões, junto com a possibilidade de ampliar a quantidade de dormitórios no futuro.
Para poder desenvolver espaços abertos que não estejam expostos à vista dos vizinhos, se toma a decisão de retirar a edificação para o fundo da mesma para gerar um pátio posterior ao qual anular as visuais da casa. Por sua vez, o dormitório e para da sala de estar, se abrem para um pátio de inverno gerando um contínuo espacial que atravessa o terreno e permite abris as visuais do dormitório para o reservatório, sem eprder sua privacidade.
Conceitualmente se lê como uma casa isolada, mas na realidade parte dela se desenvlve entre medianeiras. Se joga com a desmaterialização destes muros medianeiros trabalhando-os com tirantes de madeira separados, permitindo visuais direcionadas e correntes de ar. O mesmo sicede com as coberturas eistentes nas aprtes com tetos e outras abaixo de pérgolas que fazem as vezes de peneira de luz. desta maneira se permite um passo controlado da luz solar na casa.
Se efetuou um estudo bio climático do projeto, fazendo especial ênfase sobre a incidência solar. Mediante o sistema de posicionamento global, se podem efetuar sobre a maquete 3D desenvolvida no estúdio, uma visualização da quantidade de sol e sombra de que desfrutará a casa ao longo do ano. Para o controle solar no solo conta-se com sistemas de pérgolas mencionadas anteriormente, para esta finalidade também se utilizará vegetação de sempre-vivas no pátio de inverno. sobre a fachada sul e leste se projetarão galerias que não só protegerão das tormentas, mas também serão lugares ideais para desfrutar no verão fazendo as vezes de uma área de churrasco aberta.