City Life Milão é um ambicioso empreendimento comercial e residencial na antiga região das feiras de Milão: a Fiera Milano. Mais da metade da área do projeto será coberta com 168 mil metros quadrados de área verde dedicada a pedestres e ciclistas. Esta exuberante área de pedestres terá em seu centro uma grande praça - 'piazza delle tre torri' - conformada por três torres e cercada por um conjunto de residências, todas projetadas por arquitetos de renome internacional. Arata Isozaki e Andrea Maffei contribuíram com a Torre Isozake, que será o mais alto edifício da Itália, com 202 metros, construído ao lado da curvada Torre Libeskind, com 150 metros de altura. Completando a tríade, Zaha Hadid desenhou uma torre de vidro torcida, que terá 170 metros de altura.
Mais sobre a Torre Hadid e seus entornos na seqüência...
Concebida a partir do desejo de afastar a ideia de que torres são "soluções tecnocráticas de engenharia" e de adotar uma estratégia mais arquitetônica, a torre de Zaha Hadid para o City Life Milão busca investigar o dinamismo e o movimento criado pela sua posição de porta de entrada do Fiera Milano.
A estrutura incorporará tanto espaços de escritório como de comércio, e seu embasamento comercial potencializará a dinâmica da praça. Em direção ao topo, a torre se torce e seus pavimentos rotacionam progressivamente em torno de um núcleo central até sua cobertura se alinhar à geometria do conjunto de habitações do City Life do outro lado do rio, também projetado por Zaha Hadid.
Esforços laterais serão descarregados no núcleo central, enquanto que as cargas verticais contam com uma séria de colunas dispostas radialmente. A fachada dupla utiliza uma combinação de venezianas e sensores de ventilação para manter os ambientes internos em uma zona de conforto térmico.
Os edifícios de habitações projetados por Zaha Hadid para o City Life serão um dos dois empreendimentos residenciais no terreno, sendo o segundo de Libeskind. As residencias da arquiteta consistem em sete edifícios lineares que se curvam em direção a um pátio, criando um skyline urbano sinuoso que vai de cinco a treze pavimentos. Os painéis de fibro-cimento e madeira natural das fachadas ajudam a enfatizar sua forma fluida, representada também nos terraços e varandas.
A maior parte dos apartamentos é voltada para sul e leste, buscando aproveitar a incidência do sol e das vistas para a cidade e para o parque. No térreo, os halls de pavimento duplo contam com amplas aberturas que proporcionam uma forte continuidade visual com o parque.
Os residentes podem se mudar para seus ostentosos apartamentos no final deste ano, já as torres comerciais e de escritórios serão concluídas em 2015.
Arquiteta
Localização
Viale Duilio 5 20145 Milão , Província de Milão, Itália 02 862041Projeto
Zaha Hadid em conjunto com Patrik SchumacherDiretor de Projeto
Gianluca RacanaArquiteto do Projeto
Paolo ZilliEquipe de Projeto
Andrea Balducci, Caste H. Goswin Rothenthal, Gianluca Barone, Marco Amoroso, Alvin Triestanto, Letizia Simoni, Subharthi Guha, Marina Martinez, Luis Miguel Samanez, Santiago F. Achury, Massimo Napoleoni, Massimiliano Piccinini, Annarita Papeschi, Martha Read, Carles S. Martinez, Arianna Russo, Giuseppe Morando, Peter McCarthy, Line Rahbek, Mario Mattia, Matteo PierottiEquipe de Competição
Simon Kim, Yael Brosilovski, Adriano De Gioannis, Graham Modlen, Karim Muallem, Daniel Li, Yang Jingwen, Tiago Correia, Ana Cajiao, Daniel Baerlecken, Judith ReitzAdministração de Consultorias
J&A/RambollEngenharia Estrutural da Torre
Redesco, Holzner & Bertagnolli, CAPM&E
Max Fordham + Manens-TifsFachada
ArupElevadores
JappsenEstratégia de combate a incêndios
MistrettaÁrea Total - Torre Hadid
122.700 m²Torre Hadid - Área de Escritórios
67.000 m²Torre Hadid - Área Comércio
15.000 m²Torre Hadid - Estacionamentos, Depósitos
40.700 m²Área Total - Residência Hadid
45.000 m²Residência Hadid - Área Comercial
25.000 m²Residência Hadid -Área de Escritórios
65.000 m²Ano
2015Fotografias
Zaha Hadid Architects, Cortesia de CityLife, Courtesy of Zaha Hadid Architects , Zaha Hadid Architects