-
Arquitetos: Rafael Viñoly Architects
- Área: 6364 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Bruce Damonte
-
Fabricantes: Geometrik, Kingspan Insulated Panels, Morin Corp.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavimento aberto dos laboratórios se volta para sul para uma faixa de janelas que proporcionam vistas para as árvores de eucalipto no Monte Sutro e permitem a entrada de muita luz natural. Nichos e salas de apoio localizados na face norte são organizados ao longo de salas de equipamentos que se estendem juntamente com os laboratórios.
Laboratórios contínuos e abertos permitem flexibilidade espacial. Modificações nos tamanhos dos grupos de pesquisa podem ser facilmente acomodadas em laboratórios amplos, contínuos e abertos, o oposto do que ocorre em unidades pequenas e limitadas.
Além disso, módulos flexíveis que condensam os sistemas permitem uma rápida reconfiguração do programa de pesquisa. Os módulos podem ser facilmente desmontados e rearranjados para suprir as novas necessidades de pesquisa.
Os recursos de segurança dos laboratórios se apresentam nas características do projeto, como por exemplo as múltiplas saídas no Centro Médico, pontos de chuveiros localizados logicamente em torno dos nós de circulação, e um sistema de monitoramento completo.
Dentro do edifício, as entradas estão localizadas entre os setores de laboratórios e foram projetadas como nós de interação: uma escada de meio nível conecta dois laboratórios adjacentes, e uma outra se estende até os escritórios e salas de conferências localizadas acima. As cafeterias, imediatamente ao lado das entradas, se localizam nas interseções da rede de circulação, criando um jogo de transições de níveis entre três pavimentos estreitamente interconectados com forte senso de conectividade física e visual.
Uma das características mais marcantes do edifício é o terraço com tratamento paisagístico. Esta cobertura verde com diversos níveis proporciona deleite exterior para os usuários do edifício e para a comunidade do Centro Médico UCSF. Cada uma das quatro coberturas se associa e é diretamente aos escritórios RMB. A qualidade e conectividade do espaço alcança os requisitos do programa, ao mesmo tempo em que criam novos e agradáveis lugares para os pesquisadores da universidade.
O acesso ao edifício se dá através de uma ponte para pedestres no 9º pavimento, conectada diretamente com o Centro de Ciências da Saúde e com o núcleo de pesquisa. Esta ponte também se estende até a nova torre de serviços posicionada de forma a se conectar com a plataforma de carga, logo abaixo. Atravessar a ponte proporciona amplas vistas para a comunidade e para a floresta de eucalipto do Monte Sutro.
A principal circulação longitudinal do edifício se dá através de um sistema de rampas externas, escadas e calçadas ao longo da fachada norte do prédio. As rampas seguem a inclinação leste-oeste do terreno, proporcionando acesso fácil para quatro pavimentos de laboratórios e para as coberturas verdes.