- Área: 120 m²
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se situa em um grande terreno dentre outros em que novas casas estão sendo construídas. A área é cercada por vias em três de seus lados e está levemente acima do nível da rua - uma localização que deixa o edifício inteiro visível a partir do entorno. O cliente pediu por uma sala de estar que fosse um local de encontros para os familiares, uma sala de música na qual poderia praticar seu hobby - saxofone - uma sala de tatame, um quarto para seus três filhos e um deck externo.
Levando em consideração as condições visuais, pensamos em um projeto que tivesse a sala de estar aberta para o exterior, recepcionando a família e os convidados, e uma série de cômodos privados que podem ser fechados, isolando-os do entorno. Planejamos o interior de forma a colocar a sala de estar no espaço vazio criado pelo empilhamento das caixas. A configuração do interior dá origem à forma de caixa exterior que impede a identificação de qualquer espaço interno. A expressão do edifício muda dependendo da localização do observador.
O térreo abriga a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha, o banheiro, a sala de música e, em uma área levemente elevada, o tatame e o deck exterior. No primeiro pavimento estão os quartos e um terraço voltado para o exterior que foi concebido como um lugar de onde se pode apreciar a queima do fogos de artifício.
A grande janela voltada para sul criada pelo espaço entre as caixas, os rasgos criados pela deformação da forma das caixas que formam os dois pavimentos, e as altas janelas laterais no perímetro da casa permitem a entrada de luz de várias direções.