-
Arquitetos: EDDEA
- Área: 2460 m²
-
Fotografias:Javier Orive, José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto histórico e descrição do Patrimônio
O projeto localiza-se nos arredores de San Fernando (Baía de Cádiz - Espanha), na expansão que estendia a cidade à sua conexão com Sevilha nos anos cinquenta. Uma cidade rica em patrimônio com mais de mil edifícios históricos, incluindo espaços urbanos e construções. Um dos melhores exemplos é o Ambulatorial "Hermanos Laulhé" (agora, Centro de Bem Estar Cayetano Roldán), projetado e construído pelos arquitetos espanhóis Fernando Cavestany e Pardo Valcárcel, em 1954.
O edifício é volumetricamente representado por uma inteligente associação de dois corpos ortogonais em três andares de altura. A composição, inspirada na tradição clássica, apresenta uma base no piso térreo revestida com uma pedra local porosa e dois corpos homogêneos brancos.
A circularidade da imagem de uma grade com grandes perfurações é destacada de acordo com a lógica de sua distribuição interna em uma resposta adequada à luz incidente e o reflexo de sua imagem pública.
Além disso, é importante para melhorar o uso da cerâmica nos parapeitos da modulação e a integração dos grupos escultóricos na fachada que rompem com a sobriedade habitual de Centros Médicos e conectam-o à tradição decorativa moderna, também presente no interior, através de um projeto cuidadoso de espaços e mobiliários. No topo dos vértices de cada corpo, meios-cilindros em blocos de vidro conformam a circulação vertical com certa inspiração em algumas das mais importantes obras do arquiteto expressionista Erich Mendelsohn (1887-1953), como o Petterdof e os Armazéns Schocken, em Stuttgart (Alemanha ).
Contexto em que o projeto foi realizado
No contexto da década de 1950 na Espanha, o arquiteto José Luis Fernández del Amo destacava-se como o maior expoente deste pensamento e prática que integra a arquitetura à pintura e escultura, bem como o caso de Fernando Cavestany com o escultor espanhol Amadeo Gabino (1922-2004), autor das esculturas do Centro Ambulatorial.
Grupos escultóricos de Gabino preparados para o edifício contém referências figurativas forjadas em seus primeiros trabalhos. Este é o caso da obra "Motherhood" que domina a entrada principal e o outro localizado na fachada sul. No entanto, sob as janelas ele escolheu trabalhar com cerâmica, fazendo três versões da obra, resultando em um total de 24 murais de mosaico nas fachadas, usando uma forte abstração e abnegação no uso da cor. O artista é influenciado por grandes nomes como Pablo Picasso e Joan Miró, vencedor do Grande Prêmio de Gravura da Bienal de Veneza no mesmo ano da construção do edifício.
Estado de Conservação antes de Restauração e contribuição do projeto para a conservação do Patrimônio
Nas últimas décadas, o patrimônio arquitetônico do Movimento Moderno parecia estar mais em risco do que em qualquer outro período. Embora o Centro estivesse registrado no Catálogo Geral de bens protegidos da Andaluzia desde outubro de 2001, o edifício estava quase em ruínas, mesmo com algumas partes ainda em uso. Patologias, deficiências e metas principais identificadas foram resumidas nos seguintes pontos:
- Degradação da estrutura devido à sua proximidade com os pântanos e de frente para o mar e de infiltração de água a partir do nível subterrâneo.
- Estado inadequado de instalações por falta de manutenção e inadequação às normas vigentes.
- Capacidade de adaptar o programa funcional atual de centro de cuidados de saúde e social com a estrutura existente.
-Recuperação do subsolo como novo um pavimento para o centro de cuidados de saúde, aumentando o valor da claraboia original para dar a esse espaço um papel de liderança no coração do edifício.
- Técnicas de construção implementadas: Fundação e reforços estruturais, mecânicas e acabamentos, telhado e impermeabilização, carpintaria, fachadas e áreas externas.
- Trazer o significado do movimento moderno à atenção do usuário, o público, as autoridades, os profissionais e a comunidade educacional preocupados com a ambiente construído.
- Promover o desenvolvimento das técnicas e métodos mais adequados de conservação.
- Opor-se à destruição e desfiguração de obras importantes do Movimento Moderno.
- Finalmente, explorar e desenvolver o conhecimento do Movimento Moderno.