A equipe de Massimiliano Fuksas Architetto (Itália) e Speech (Rússia) foi anunciado com a vencedora do concurso para os Museum and Educational Center of the Polytechnic Museum and Lomonosov State University. A notícia foi divulgada no dia 26 de Março pelo Conselho de Curadores do Polytechnic Museum sob a presidência de Igor Shuvalov, o primeiro vice primeiro-ministro da Rússia.
A data aproximada para conclusão da construção do projeto é 2017. Durante um mês, um contrato para a documentação e oficialização do projeto será assinado com a equipe vencedora. O Conselho de Curadores também decidiu organizar audiências públicas como parte do Governo Aberto, a fim de garantir a integração do projeto com o ambiente urbano. Além disso, uma série de debates públicos serão organizados pela Moscow State University and Polytechnic Museum no campus da universidade.
O concurso teve início em Outubro de 2012 e foi organizado em duas etapas. Na primeira etapa, mais de 50 equipes se inscreveram para participar da competição. No começo de Dezembro de 2012, o júri internacional do concurso determinou que eis euqipes participariam da segunda etapa do concurso. Durante dois mesmes, as equipes selecionadas trabalharam no desenvolvimento de conceitos arquitetônicos para o novo edifício dos Museu e Centro Educacional. Após a revisão técnica, os projetos participantes foram apresentados ao júri no dia 15 de Março. Todos os projetos foram analisados pelo júri segundo às normas do concurso e de forma confidencial. As propostas foram avaliadas segundo os critérios de execução, qualidade de planejamento, desenvolvimento urbano e soluções conceituais, bem como os gastos estimados para construção e manutenção da obra. Como resultado da votação do júri, uma classificação foi preparada para a consideração do Conselho de Curadores durante o processo de decisão do vencedor do concurso.
O júri incluiu Robert Firmhofer (Polônia), Diretor do Copernicus Science Centre (Varsóvia), Presidente da Ecsite European Netwrok of Science Centers and Museums; Viktor Trofimov, vice reitor da Lomonosov Moscow State University; Jan Bleihues (Alemanha), Arquiteto, Fundador do Kleihues+Kleihues Achitects, Caroline Bos (Holanda), Co-Fundadora/Chefe de Planejamento Urbano do UNStudio, Grigory Revzin, Crítico de Arquitetura e Publicitário; James Alexander (Reino Unido), CEO na Event Comunications Ltda.; Natalia Samoylenko, Chefe do Departamento de Patrimônio Cultural do Ministério da Cultura da Rússia; Julia Shakhnovskaya, Diretora-Geral Adjunta do Polytechnic Museum; e Sergey Kuznetsov, Arquiteto-Chefe de Moscou e chefe do júri.
Os outros finalistas do concurso foram:
PROJECT MEGANOM (Rússia) e JOHN MCASLAN & PARTNERS (Reino Unido)