-
Arquitetos: Beer Architektur Städtebau
- Área: 440 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Daniel Mosch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa unifamiliar se mescla, em termos de volume e altura, com seu entorno dos subúrbios de Harlaching e suas amplas propriedades residenciais. O deslocamento do pavimento superior remete à altura média das casa vizinhas; e a largura da fachada é escalonada de acordo com este deslocamento do pavimento. A casa possui vistas para as impressionantes áreas verdes do estado, a Athener Platz ao norte e os jardins plantados ao sul. Vista a partir do entorno, com propriedades muito diferentes a leste e oeste, a casa parece bastante sólida, entretanto, sua escala permanece coerente em relação às casas vizinhas. Devido ao conceito espacial de conexão entre cômodos e terraços, uma generoso espaço contínuo, que incorpora áreas externas e internas, foi criado, fazendo bom uso do terreno de 650 m².
O subsolo do edifício inclui uma garagem, um depósito e dois quartos de hóspedes. O térreo abriga uma cozinha com uma pequena mesa, uma sala de estar e jantar e uma biblioteca com uma lareira aberta. Os recintos mais privados - um quarto com closet, um banheiro com sauna e área de repouso e um escritório - se localizam no primeiro pavimento.
O segundo pavimento é ocupado por uma espaçosa sala de música, que ocupa toda a extensão da casa e apresenta um terraço voltado para sul; possui aberturas zenitais e prateleiras que vão do piso ao teto, repletas de partituras musicais. Este ambiente se volta ao exterior, gerando perspectivas particulares. Todos os ambientes internos, bem iluminados e convidativos, desfrutam das vistas para os parques que cercam a propriedade. O controle de ventilação, o sistema de aquecimento nas paredes e no piso, bem como dispositivos acústicos na maior parte dos cômodos, contribuem para que o ambiente seja agradável e confortável.
O edifício foi concebido como uma composição de cubos cuja escala advém dos edifícios adjacentes. Inserida nos verdes jardins e cercada por altas sebes, a casa se ergue acima da relva como uma fortaleza de pedra; no entanto, quando nos afastamos, ela parece se abrir ao seu entorno imediato, quase que de forma convidativa. O pavimento térreo, incluindo todos os espaços internos e externos, foi revestido por pedra natural. Para as superfícies verticais, fachadas externas e interiores dos banheiros, a pedra toma forma de filetes. As superfícies horizontais, como os revestimentos de piso, apresentam uma textura mais granulada. As camadas contínuas de pedra que envolvem o edifício refletem esta opção pelo uso da pedra como um material de construção. Os pisos dos pavimentos superiores são de madeira de cerejeira; a coloração e a textura desta madeira complementa muito bem a pedra utilizada.