-
Arquitetos: Sommet & Asociados
- Área: 520 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sebastián Fernández de Córdova Frerking
Descrição enviada pela equipe de projeto. Urubó Hills é uma localidade pitoresca com uma paisagem onde a vegetação nativa convive com amplos e ecléticos exemplares de arquitetura. Esta paisagem é o cenário para a Casa Calderón.
O projeto se resume a dois volumes horizontais: o mais baixo, pousado ao fundo, está ancorado na paisagem, e o superior está solto no ar, como se estivesse flutuando.
As texturas dos materiais são componentes essenciais ao projeto. Acabamentos em pedra e madeira são elementos que além de proporcionar a leitura entre os volumes, também fornecem a esta casa contemporânea a sensibilidade de um ambiente com arquitetura convencional.
O pavimento térreo abriga espaços públicos e comuns: sala de estar e de jantar, cozinha, escritório, banheiros e uma galeria de frente para um espaço aberto que conecta visualmente a um jardim dotado de uma piscina, que faz a ligação entre a casa e a área de churrasqueira. É nesta área que as instalações de serviço são resolvidas de modo discreto, e consiste em uma área de serviço, uma suíte e um banheiro que serve a piscina.
Um escada flutuante com piso de madeira, localizada no hall de distribuição no piso térreo, leva a uma pequena sala íntima onde a luz natural se torna o ponto de referência de vitalidade para a casa. Um jardim de inverno banha a parede com nuances de luz e sombra fornecendo calor a este espaço que serve como um elo entre o quarto das crianças e dos adultos.