Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência unifamiliar que se desenvolve em três níveis sobre um terreno retangular de 40 x 20 metros, adjacente a um campo de golf. Sua localização em frente ao campo e o clima árido com forte vento leste são as chaves deste projeto.
Todo o edifício, assim como o fechamento do terreno, foi construído concreto aparente com autocompactante, cujas formas foram feitas de compensado naval, resultando em um concreto liso e de semblante muito sólido. Os muros se fecham completamente ao norte e a leste, protegendo a casa dos ventos, e se abrem para sul, proporcionando incidência solar e vistas para o mar.
Todas as aberturas contam com uma dupla pele de proteção, uma interna de vidros duplos e esquadria de alumínio, e uma persiana exterior de madeira de iroko, fixa ou retrátil, dependendo das necessidades.
O interior se resolve com apenas dois materiais: madeira de carvalho natural e paredes de drywall.
A característica do projeto na qual mais nos dedicamos é o contraste entre os elementos básicos do edifício: a rigidez e peso do concreto feito "in situ" e a leveza das persianas de ripas de iroko que protegem as grandes aberturas envidraçadas.
Optou-se pelo concreto aparente pela sua característica atemporal e contemporânea. Não são poucas as suas qualidades: rigidez, força, natureza monolítica e contínua, proporcionando um volume único. Atingi-se, assim, uma volumetria pura e contundente.
A pele de madeira de iroko, cujas ripas horizontais de seção quadrada de 4 cm, permite filtrar o excesso de luz, dar privacidade ao interior e controlar a entrada dos raios de sol, que entram no período de inverno e são bloqueados no verão. O sistema de ripas apresenta uma estrutura interna de alumínio, imperceptível quando vista de fora.