Localizado no sul da Suécia, o concurso para projetar os 35.000 m² da extensão do Hospital de Helsingborg foi vencido pelo escritório Schmidt Hammer Lassen Architects. Em cooperação com Aarhus Arkitekteme, NNE Pharmaplan e os paisagistas Kragh & Berglund, a chave de todo o projeto foi flexibilidade, clara disposição interna, variedade, escala humana, pátios verdes e condições otimizadas de luz natural. A extensão irá incluir uma nova ala psiquiátrica para adultos, um ambulatório clínico e laboratórios médicos. Mais imagens e descrição dos arquitetos a seguir.
O edifício é flexível e portanto sustentável no que diz respeito às futuras demandas de mudança de uso e funções. Tem uma expressão escultural uniforme, que se adapta às suas várias necessidades funcionais, mas ao mesmo tempo corresponde à escala dos edifícios do entorno. A fachada deslocada e recuada cria espaços variados e torna possível adaptar a estrutura a partes abertas e fechas dependendo da função que está por trás.
Um corredor compõe a espinha dorsal do prédio e reúne diferentes funções de maneira limpa. Ele tem uma função dupla de um uma rua urbana dinâmica com uma fina rede de intersecções, praças e vista para pátios verdes. Na ala psiquiátrica, a ênfase é um ambiente que permita a realização das atividades mas também o relaxamento Esta possuirá um efeito calmante e inspirador nos pacientes, que assim são desafiados em um ambiente seguro. A disposição da enfermaria é limpo e os tetos verdes estabelecem uma paisagem distinta e imperturbável. A composição das camas da enfermaria cria pátios abrigados e aconchegantes, sinalizando calma e segurança. Dos níveis superiores, os pacientes tem uma visão panorâmica sobre a cidade de Oresund, que por sua vez proporciona bastante luz natural aos quartos.
A disposição das funções principais do edifício minimiza as distâncias caminhadas, otimiza as operações diárias e ajusta-se à necessidades especiais das diferentes áreas de atividade.
A extensão do Hospital de Helsingborg é o terceiro concurso para hospitais ganho por Schmidt Hammer Lassen Architects desde 2010. Em 2012, o escritório ganhou a competição para o Hospital da Universidade de New Aalborg como parte do consórcio Indigo, e em 2010 a extensão do Hospital Kolding – ambos na Dinamarca.
Arquitetos: Schmidt Hammer Lassen Architects
Localização: Helsingborg, Suécia
Sub-Consultores: Aarhus Arkitekterne, NNE Pharmaplan
Paisagistas: Kragh & Berglund Stockholm
Cliente: Região Skåne, Regionservice (Suécia)
Área: Aprox. 35.000 m2
Situação no Concurso: 1º prêmio em competição restrita
Ano: 2013