O Milestein Hall projetado por OMA é uma ampliação de mais de 2.000 m2 para a Faculdade de Arquitetura, Arte e Planejamento de Cornell em Nova York.
Recém-inaugurado em outubro, este projeto foi concebido pelos arquitetos Shohei Shigematsu e Rem Koolhaas, em colaboração com Ziab Shehab.
A proposta consiste de uma estrutura de aço que suporta dois elementos que conectam duas salas de aulas existentes, e que necessitavam de um espaço de interligação adequada.
O fechamento perimetral do volume suspenso foi realizado através de um plano de vidro do piso ao teto, e a cobertura recebeu telhado verde perfurado por 41 claraboias.
O volume de altura considerável, responde a necessidade de conexão e interação que a disciplina das artes requer. A ideia do projeto é que os espaços fomentem conversas e discussões entre os distintos usuários.
Antigamente, a escola estava dividida em quatro edifícios separados, cada um com seu estilo próprio, porém com tipologia similar.
A proposta de OMA foi de unificar as quatro edificações sob a adição de uma nova edificação que serviria como conexão entre todos. A proposta também complementa o programa de necessidades que contempla um grande auditório, aulas extras, salas de exposições, etc.
- Cliente: Cornell’s College of Architecture, Art and Planning (AAP)
- Data do Projeto: 2006
- Conclusão da Obra: 2011