Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado para o concurso 'Cultura para Todos', um projeto financiado pela União Europeia gerido pelo Escritório da União Europeia em Kosovo e implementado pela ARS Progetti SPA, o pavilhão de Senat Haliti é uma resposta à necessidade de uma obra de arte que iria transformar um espaço público para reavivá-lo. Ao fazer uma estrutura que qualquer um poderia entrar, e ser cercado por ela, o projeto torna-se uma "Casa da União Européia" para os kosovares, um espaço para dar-lhes a oportunidade de "entrar na UE" todo o dia. Mais imagens e descrição dos arquitetos a seguir.
A ideia do Pavilhão da UE veio das últimas estatísticas sobre a disposição dos kosovares em aderirem à União Europeia (72%). O pavilhão é projetado para ser ocupado, proporcionando um espaço tranquilo para a contemplação com potencial para incentivar construção de confiança entre as pessoas de diferentes comunidades.
É composto por três elementos: terra, espaço e estrutura. Raízes e patrimônio são representados pelo tradicional carpete interpretado no chão, enquanto nossas aspirações europeias são representadas pela própria estrutura. Baseado no "código de barras da União Europeia" (AMO / Rem Koolhaas, 2001) bandeiras dos membros da UE estão alinhadas e pintadas em madeira reciclada formando um espaço em forma de casa como forma mais representativa de "lar", um abrigo para todos. A riqueza de cores trata sobre as diferenças e a diversidade como também da harmonia e beleza. O espaço de contemplação é criado entre as raízes e a estrutura. Um espaço onde as pessoas possam refletir sobre o passado e o futuro.
A armação de madeira reciclada forma um espaço sombreado delimitando a fronteira entre o interior e exterior da estrutura. A base da sustentação para a estrutura, e oferece um assento informal. Esses fundamentos combinados, criam uma obra de arte com expressividade e animada, refletindo e respondendo à energia vibrante que os kosovares jovens representam.
Arquiteto: Senat Haliti
Localização: Shadërvan, Prizren, República de Kosovo
Colaboradores: Margarita Azizi & Sead Haliti
Orçamento: 2000 €
Ano: 2012