-
Arquitetos: Hironaka Ogawa & Associates
- Área: 147 m²
- Ano: 2009
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é uma casa de campo, no interior do Japão.
O local chama a atenção a partir da rua, no entanto, não é um lugar de onde se pode desfrutar de belas paisagens em particular. O cliente desejava viver abertamente nesta casa. As residencias modernas em geral não tem os sentimentos de mudanças sazonais e tempo por parte do meio ambiente artificial. Meu objetivo era construir uma casa, onde o cliente pudesse sentir a mudança das estações de inverno, primavera, verão e outono como um fazendeiro.
A fim de realizar isto, propus esta casa pátio com uma unidade de dois andares, no meio do terreno, cercado por uma unidade de um andar. Eu propositadamente coloquei a unidade de dois andares na parte sul do terreno para bloquear o sol. Como resultado, a sombra da torre se move lentamente ao longo do dia. Além disso, as sombras de objetos e lugares ficam dentro da casa conforme se movimentam. No verão, haveria uma sombra verão. No inverno, haveria uma sombra de inverno. A casa mostra aparências diferentes em cada uma das quatro estações do ano. Haveria um ritmo na atmosfera da casa, criado pela sombra da torre, intencionalmente construído na parte sul do terreno.
Além disso, o cliente pode sentir a sensação de privacidade, ao mesmo tempo que a indicação de cada aposento, colocando um pequeno pátio na unidade de um andar para manter as distâncias dentro da casa.
Em conclusão, esta casa é como um relógio de sol, onde se pode sentir a mudança das estações do ano, juntamente com os campos circundantes.