-
Arquitetos: Grafton Architects
- Área: 325 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Ros Kavanagh, Aiden O'Reilly
O projeto foi considerado como uma composição alternando volumes externos independentes, estrutura e superfície, que ocupam o espaço sem oferecer uma divisa ou algum limite, seja na frontal ou nos fundos.
A troca recíproca feita entre os "pares", a negociação de luz refletida por uma superfície sólida fazendo uma abertura em outro, negociando a depressão de um volume para permitir a entrada de luz pela cobertura ou pelo pátio ou outro lugar, negociando extremidades opostas para a posição do andar superior de estudos. A justaposição entre o cheio e o vazio, aberto e fechado, alto e baixo, encontra em todo ambiente, incluindo banheiros que tem janelas para a rua ou para o jardim.
Complexas condições de limites e propriedades com problemas de iluminação e vista etc., aumenta ainda mais a pressão na localização precisa nos "cortes" externos.
Três ambientes profundos;
Cada lote é de 5,5 m de largura por 19 m de profundidade. Procuramos uma nova tipologia para a ocupação de lugares tão típicos em Dublin, de modo a permitir que os ambientes ocupassem toda a fachada.
Os níveis superiores flutuam sobre o térreo livre, que absorve a mudança de nível do lote para o mundo interior.
Três suítes são liberadas das restrições das fachadas típicas de 5 m/ 6 m dos estábulos, organizando em profundidade o local e deixando vazios internos e externos, que através deles é feita a iluminação natural dos ambientes, e ao mesmo tempo lida com as questões dos limites citados acima.
Utilizamos claraboias, janelas altas e aberturas em diversos lugares para trazer muita iluminação para deste pequeno bloco.
Os quartos são sobre a área de estar na parte frontal e sobre a cozinha/ sala de jantar, atrás, formando um terraço coberto.
Uma complexa estratégia de antifogo, incluindo pequenas escadas externas para o jardim, foram desenvolvidas para permitir o movimento livre entre os andares.
Os terraços são incorporados no interior da casa, com um aspecto apenas de céu.