-
Arquitetos: YASUI HIDEO ATELIER
- Área: 423 m²
- Ano: 2011
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos foram incumbidos de projetar, após ter ganho um Concurso Público, um equipamento acompanhado do Museu de Hiroshi SENJU, um artista plástico japonês mundialmente famoso. Antes de comerçarem o projeto em si, os arquitetos priorizaram construir o trabalho conceitual antes de tudo (ex: formas geométricas contendo formas tradicionais e modernas simultaneamente). Isso para fazer o projeto poder coexistir no mesmo lugar que o Museu que teria formas curvas, interpretando otrabalho de Karuizawa de maneira elegante.
"Eu elaborei o conceito do projeto a partir da Cultura de Arte Japonesa para criar uma arquitetura adequada ao museu, que terá obras de arte de renome internacional", defende o arquiteto Yasui Hideo. Tais artesanatos, como o ‘Origami’, ‘ leques Sensu‘, or ‘painéis Byobu' são criados a partir de apenas um pedaço de papel, e têm possibilidades infinitas de serem moldadas em várias formas. Também possuem similaridades com desenhos geométricos ocidentais, que também levam à arte moderna, com sua originalidade e beleza.
"Eu, ao mesmo tempo, através de meu projeto coexisto com as linhas rígidas de cenários montanhosos presentes nestas áreas, como as montanhas de Yatsugatake ou Asamayama, que são totalmente contrastantes com as linhas curvas do museu", afirma.
Outro fator importante levado em conta pelos arquitetos como tema foi que a arquitetura funcionaria como um ponto de referência, onde as pessoas pudessem encontrar obras de arte, não apenas como outro equipamento ao lado do Museu.