-
Arquitetos: AMBROSI I ETCHEGARAY
- Área: 345 m²
- Ano: 2004
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para Jiva Bodywork Center está localizado numa área de 9.000 m² em Colônia San Angel, na Cidade do México.
A localização dentro da propriedade e no nível da cidade, responde à escolha de um ambiente ideal para o Centro e um fator legal para o uso do solo, que determinou diretamente o projeto.
Dentro da área selecionada na propriedade, um número de edifícios abandonados estão sendo reutilizados. Deste modo, um antigo edifício localizado num dos limites da propriedade está anexo a dois outros pavilhões que foram reciclados da Casa Habitat (pavilhão-tema de uma feira de exposições) para formar um conjunto integrado diretamente com a natureza.
A remodelação consiste de reestruturar as fachadas dos edifícios existentes tentando renovar a imagem através do uso de pedra calcária como material de revestimento. Dentro, a intervenção consiste em paredes divisórias que configuram as cabines de massagens e os espaços públicos e semi-públicos.
Adaptar a Casa Habitat em dois pavilhões consistiu em dividir o volume de dois pavimentos de dois volumes de apenas um pavimento. O projeto modular foi o que deu versatilidade à esta adaptação. A transformação de um edifício que ficava em áreas internas num edifício externo consistiu, primeiramente, na base (fundações) que foram montadas as estruturas de madeira; em seguida, nas vigas que foram adicionadas ao edifício. As fachadas de policarbonato foram substituídas por vidro.
Nas áreas externas, o trabalho de paisagismo consistiu de um material de revestimento homogêneo que está em torno de todos os volumes, como se estivessem pairando num leito de seixos e vegetação.