-
Arquitetos: Ripolltizon; Ripolltizon
- Área: 996 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo edifício destinado a ampliar as instalações existentes do centro Bartomeu Ordines em Corsell com 6 aulas de educação infantil (para crianças entre 3 e 5 anos), uma au;la de psicomotricidade e um refeitório.
Propomos resolver a totalidade do novo programa com um edifício em planta baixa. A necessidade de resolver, por um lado, um acesso principal pela Avenida Francisca Homar e, por outro, uma comunicação com as instalações existentes, faz pensar em um edifício de duplo sentido, apra ser cruzado, atravessado, tornando o edifício um caminho.
Gostamos de pensar neste caminho como ponto de partida do projeto: Um percurso em zigue-zague que nos move pelo solar enquanto vertebra e organiza os pacotes funcionais.
Se desenvolve uma tipologia agrupada composta cada uma delas por duas aulas comunicadas entre si e vinculadas a um espaço exterior próprio, um pátio privado que funcionará como uma extensão da aula, ao ar livre. As tipologias agrupadas resultantes se orientam apra o Leste, o que garante uma boa iluminação para cada uma delas, além de evitar a relação visual coma fachada norte do edifício da escola existente.
Uma cobertura acompanha e protege o caminho em uma parte do seu traçado, se eleva apra recebermos no acesso a partir da Avenida, nos acompanha junto as aulas, nos oferece uma zona coberta junto ao pátio de jogos... um manto de sombra, vibrante, que se dobra, cobre e nos abraça, tomando emprestado as cores dos pomares de laranja dos arredores.