-
Arquitetos: becker architekten
- Área: 478 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena vila de Orterreinen situa-se na margem oeste do Lago Forggen. Circundado por casas dos anos 70, situa-se o terreno a ser ocupado por uma casa geminada.
Nossa ideia chave foi ver a casa como uma analogia as casas rurais locais, ou seja, adicionar a parede de tijolos da casa geminada uma parte de madeira similar a um celeiro. - o que dará forma a casa Klimczyk. A fim de apoiar este conceito, quase todas as aberturas da fachada podem ser inteiramente fechadas pelas persianas dobráveis. A parede com lamelas de madeira parecem continuar nas lamelas desses fechamentos e atingir assim uma aparência homogênea. Através desse mecanismo a luz natural adentra aos cômodos ao sul e norte da casa, uma referencia aos chamados "Schwangauer Laubentypus`.
A estrutura interna se organiza ao redor de um núcleo de escadas de quatro andares, algo generoso em uma casa geminada. Nove cânones de luz canalizam a luz natural até o porão. Todas as superfícies são brancas para que seja a luz natural seja devidamente refletida ao longo do dia. No porão um apartamento separado situa-se em angulo em volta de um hall, que é também acessível pelo exterior da casa. Um wood-pellet burner com aquecimento do andar, incluindo um sistema de ventilação, regula a temperatura da casa para obter um padrão baixo de energia.
Para a concretização do edifício, era muito importante que compreendêssemos a cadeia de valores do local. Além de utilizar materiais naturais, tradicionais e locais com rotas curtas para entrega através de artesãos locais, também contratamos engenheiros locais (por exemplo, para engenharia estrutural, projetos de aquecimento, ventilação, hidráulico e elétrico) - tudo com a premissa de proteção ambiental para atingir um alto nível de sustentabilidade