Projetado por Archiplan, a proposta ganhadora do segundo prêmio para o Estúdio de Artas Cênicas do Teatro Nacional da Coréia é um conceito de projeto para a ampliação das instalações no subsolo da praça existente. O tema principal é a revitalização do entorno que agora encontra-se "bloqueado" por um muro de contenção na borda da rodovia principal e pela íngreme costa que cria uma desconexão do local. Esta proposta conecta as duas dimensões do antigo teatro-praça e o parque próximo para vincular os cidadãos, permitindo o fluxo da arte e da cultura. Mais imagens e a descrição feita pelos arquitetos a seguir.
Corredor Cultural Jangchung
No distrito de Jangchung, Coréia do Sul, coexistem o Teatro Nacional da Coréia, que é o berço da arte e da cultura, com Nam-san (Montanha Nam), um grande número de universidades, centros culturais, parques e hotéis. com Nam-san como o centro, e com o distrito comercial Dongdaemun Daehangno vinculado a ele, o lugar está cheio de jovens.
A composição para um complexo cultural nesse distrito se converteu no principal tema da solução cultural desta área. O Teatro Nacional se encontra no meio de um lugar simbólico, cultural e geograficamente, e isso precisa uma força de atração como espaço público apra pessoas de todas as camadas sociais.
Cruzando Fronteiras, Criando Harmonia - "Restauração da Publicidade"
Em primeiro lugar, temos que começar do entendimento e recuperação do contexto topográfico da zona. Ainda que o Teatro Nacional pareça como se estivesse inserido em uma paisagem natural, mesmo sendo um terreno artificial cortado e preenchido, o local quer ser parte do pé do Nam-san.
O local com sua excepcional beleza natural e histórica precisa ser ambientalmente revitalizado. Nós propomos a remoção do muro de contenção apra quebrar a barreira e reduzindo o limiar da instalação cultural e deixando-a aberta. A composição do espaço contínuo penetra no Teatro Nacional e este espaço aberto se torna uma praça, parque e palco, que despertará uma ação cultural diversificada.
A praça do Teatro será restaurada para a sua parte original da natureza, e deste modo isso irá conectar-se com o parque próximo e criar o ambiente como uma zona de vida cultural e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. O formato físico da proposta arquitetônica encarna a linguagem sem forma da "melodia, ritmo e dança". O vesica piscis formado pela abertura da praça se torna um novo portão simbólico para o Teatro, como um "respiro" de performance e natureza. O "respiro" abraça as clássicas e modernas emoções dos espaços culturais.
As salas de ensaio são preparadas longas, delicadas e difíceis preparações para a perfeição a performance de um momento. A performance do Teatro se completa com uma vez com instalações especializadas para cada tipo de diferentes organizações. A ópera tradicional coreana, a companhia nacional de dança, e a tradicional orquestra coreana possuem sistemas operacionais eficientes e independentes.