- Área: 0 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:César San Millán
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se situa no Centro Histórico de Vitoria-Gasteiz, junto na Catedral de Santa María, na esquina formada pelo Cantón e a rua Txikita. O projeto foi elaborado a pedido da comunidade de proprietários.
O edifício original, do século XIX, e não catalogado, foi demolido devido ao seu estado de ruína e o decreto de nova edificação define de maneira exaustiva os parâmetros da nova volumetria, devendo reduzir-se a ocupação para deixar livre a continuidade da tubulação interna, fazendo com que a nova edificação se separe da bolera situada na parte alta do Cantón de Santa María.
O projeto do edifício obedece a discrição e o respeito que merece o entorno, fundamentalmente no que se refere a Catedral Santa María. Este Cantón era a entrada do Caminho de Santiago até a Catedral e se pretendeu introduzir uma arquitetura sem ornamento, sem volumetrias adicionadas, em uma fachada de vazios simples e iguais, sempre evitando a imitação do passado e com uma intenção obrigada e pretendida de contemporaneidade.
O edifício se ergue como um prisma trapezoidal com a cobertura de duas águas, com fachadas planas, sem sacadas, definindo-se um único vazio vertical enquadrado com chapa de aço corten e parapeito de vidro que se repete alinhado, compondo uma fachada simples e neutra em dois materiais, um revestimento externo continuo com isolamento e chapa de aço corten de proteção de soquetes, portal e vazios
No interior se erguem quatro pequenas habitações, todas elas com duas orientações; três habitações de um dormitório e um duplex de dois dormitórios no segundo andar com o sótão habitável.