Projetada pelo Studio 7 of Urban Architecture China, a proposta para o Novo Jardim de Infância XIUYI em Kunshan, China, visa conectar fortemente ao traçado do tradicional vilarejo. Eles fazem isso espalhando 30 salas de aula em nove edificações, formando um tipo de espaço como um assentamento relativamente independente. A organização orgânica cria ao mesmo tempo, interessantes espaços privados de recreação, como diversificados espaços públicos, em uma escala apropriada para crianças.
Mais imagens e a descrição feita pelos arquitetos a seguir.
As unidades estão ligadas ao espaço comum através de passarelas elevadas em forma de varandas em zigue-zague, claramente inspiradas no jardim clássico de Suzhou, "the Master of Nets Garden". O layout deve ser lido como uma via flutuando no ar, se espalhando em uma floresta, proporcionando uma experiência espacial e visual delicada em cada esquina.
"Xiu" (bordado) aparece no nome do projeto, devido à sua importância no processo de bordado tradicional local de Suzhou. A pele do edifício é decorada de acordo com padrões de bordado simples. Toldos coloridos verticais se assemelham a finas e densos pontos que tecem um pedaço lindo de tecido embalando todo o edifício. Aparências simples, mas coloridas formam o caráter diferente de cada unidade, e são percebidas pelas crianças como a "aldeia de doces".
Arquitetos: Studio 7 of Urban Architecture China
Localização: Kunshan, China
Equipe de Projeto: Yang Lifeng – Director, Zhou Jungang – Project Manager, Yin Shun, Li Yaojing, Yin Shanhong, Zhou Bohui
Área total do Terreno: 14,535 m²
Área Construída: 5108 m²
Área: 15,704 m²
Área de Recreação: 1861 m² ao ar livre
Altura Máxima: 24 m
No. de Crianças: 1200
No. de Salas de Aula: 30
Status: Não construído