-
Arquitetos: Kavakava Architects
- Área: 197 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Paul Riddle, Martin Siplane
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado nas proximidades de uma antiga cidade militar, que abrigava uma base de treinamento de submarino nuclear, a Vila Locator avança deliberadamente o tema de seus arredores abandonados. O ponto de partida foi um antigo quartel do exército feito de tijolos de silicato de cálcio. O pedido do cliente era de reinterpretar o entorno militar e manter as grossas paredes de de 65 cm existentes. As paredes renovadas são visíveis no interior da casa.
Devido às restrições de construção no terreno à beira-mar, o quartel deu, de antemão, as dimensões limitadoras da área para o novo edifício. Uma característica proeminente da vila é dois volumes que avançam olhando para o mar. Estes dois "localizadores", cada um com uma escada individual, foram adicionados para ampliar a área de estar. Os volumes sao equilibrados, do outro lado do edifício, por uma garagem de motocicletas. Assim, o edifício tem duas fachadas constantes: uma envidraçada com vista para o mar, com os dois volumes ligados por um terraço e a outra mais fechada com fendas verticais e janelas para o sol do Sul. A estratégia do concreto rústico foi explorada na estrutura geral do edifício.
No interior, espaços segregados de uma quartel foram substituídos por um plano aberto. A disposição de quartos e níveis diferentes, cria zona de atividades distintas, onde até o humor depende das condições de iluminação. Ainda assim, o caráter austero do prédio continua lá dentro.
"Empréstimos" de luz solar da área de estar aberta para áreas fechadas, como bunkers, dão leveza e aquecem este interior. A luz indireta dá o brilho deste ambiente.
As enormes paredes externas de concreto, fornecem massa térmica eficaz, enquanto uma bomba geotérmica aquece o piso de concreto.
A paisagem natural e a vegetação foram mantidas, em grande parte intactas.