-
Arquitetos: becker architekten
- Área: 1040 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Brigida González
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na margem esquerda do rio Iller, uma nova hidroelétrica altamente eficiente substitui uma antiga estação dos anos 50 que ate agora atendia 3000 casas. Consultores especializados tinham quase terminado o planejamento da obra, ate que surgiu a agência que autoriza a obra exigiu que o projeto fosse implantado de forma sutil e que encaixasse ao espaço natural.
O ponto de partida do projeto foi a representação simbólica da dinâmica da água, que muda de um estado de calmaria na estrada e atinge o estado de agitação próxima ás turbinas, saindo calma novamente após a geração de energia. Outras associações feitas inclui as formações rochosas formadas pelo rio nas proximidades da usina. O projeto cobre todas as salas técnicas, sala de máquinas, turbinas, geradores e outras com um invólucro continuo que mergulha por baixo da estrutura de aço existente que servia como ponte de cabos.
A estrutura que "envelopa" as áreas técnicas cria diversas conotações, entre elas uma rocha suave no rio, uma onda congelada ou uma baleia encalhada e assim por diante. É muito interessante que cada observador tem sua própria imagem do edifício.
E uma ligação próxima à estrutura de concreto armado subterrânea, a invólucro foi montado em placas para compensar a deformação longitudinal. Com costelas transversais para estabilizar a construção, como as nervuras de um barco. A estrutura, um esqueleto que gera uma sequência fascinante de salas internas, muda as dimensões ao longo programa. Todos os encaixes, essencialmente técnicos, foram reduzidos ao mínimo possível, para alcançar uma aparência homogênea.
Estrutura tridimensional curva de concreto foi feita com madeira áspera no ninheiros e pulverizada com uma solução econômica de cascalho na superfície externa. Assim, diversas sensações são causadas quando mundo o clima ou troca a luz do dia. Junto com soluções para problemas ambientais, foram feitas escadarias para peixes e medidas de proteção do ruído transmitido.
Apesar das grandes dimensões, a forma é bem diferente do comum, por um lado assimila os arredores e por outro é uma estrutura confiante e presente, que trará ao público a "hydro - power experience". Essa frequência do publico será consequência de uma nova faixa de pedestre e ciclistas ao longo do rio Iller.