-
Arquitetos: CEBRA
- Área: 4600 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Mikkel Frost
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da repartição pública Udbetaling Danmark (UDK), em Holstebro, administra uma série de serviços sociais vitais, como a pensão do Estado e o subsídio de maternidade para toda a região do Centro-Oeste da Dinamarca. O edifício reúne funcionários de vários municípios em um novo edifício administrativo, que tem de lidar e garantir um serviço centralizado e eficiente para os cidadãos.
O escopo arquitetônico do projeto consiste em atender duas demandas gerais. Em primeiro lugar, a arquitetura precisa irradiar alta qualidade e eficiência, bem como abertura e utilidade, já que o centro administra assuntos financeiros para um grande grupo de cidadãos. Assim, o projeto adapta-se ao contexto circundante, e ao mesmo tempo chama a atenção para si mesmo e sua localização com uma linguagem formal própria - sem parecer ostentar. Em segundo lugar, a arquitetura tem que criar e apoiar um ambiente de trabalho que combina as melhores condições para colaborações internas e as relações sociais com a paisagem do escritório moderno, unido por uma estrutura lógica, flexível e transparente.
Com base nisso, os arquitetos projetaram um edifício com personalidade que deriva de um conceito arquitetônico claro - uma construção triangular simples, mas reconhecível com múltiplas formações espaciais e funcionais que se desenvolveram a partir de um uso consciente do triângulo como elemento de formação. O triângulo é uma forma incomum na paisagem arquitetônica dinamarquesa e, assim, UDK chama a atenção para si mesmo, mas sem dominar a paisagem. A orientação triangular do volume no terreno visa criar uma combinação ideal de exposição, pontos de vista, condições de luz do dia e menor estresse térmico. Como um dos lados do volume é orientado à norte, não existe fachada sul direta, o que reduz o risco de sobreaquecimento e a necessidade de proteções solares. A orientação da fachada norte em direção ao anel viário adjacente aumenta a exposição do edifício e visibilidade enquanto protege os terraços ao oeste e a entrada para o sudeste da estrada.
Ao longo do interior, a forma básica do triângulo cria um padrão reconhecível que é aplicado de forma consistente e em diferentes escalas, a fim de extrair valiosas qualidades espaciais e subdivisões funcionais. Para dividir o prédio em subseções, insere-se um átrio interno triangular. Ele é rotacionado em 180°, de modo que suas extremidades encontram as bordas exteriores do edifício. Dado o seu contato direto com as fachadas, a forma e a orientação do átrio permite que uma grande quantidade de luz do dia atinja o centro da construção.
As pontas deste espaço central são "cortadas" por passarelas e áreas de espaço de trabalho, dividindo o átrio em um espaço principal e três menores. O espaço principal é ligeiramente assimétrico e rotaciona para cada andar, de modo que espaços variados com diferentes alturas de pés direitos surgem, o que torna a construção flexível e utilizável em diferentes situações de trabalho. Assim, o contato interno entre as funções aumenta e torna-se muito mais variado do que em um prédio átrio tradicional. Além disso, esta estratégia também atende a ambição de proporcionar múltiplas qualidades espaciais diferenciadas, que os empregados podem se transformar de acordo com as necessidades de humor, ou projeto. Os três pequenos átrios contribuem para a transparência interna, criando conexões visuais adicionais pelo chão. A espacialidade distintiva pode também ser usada para marcar pontos com funções especializadas, por exemplo, salas de descanso, reuniões informais, etc
A construção foi concebida de modo a consumir uma quantidade mínima de energia para ventilação, iluminação, aquecimento e resfriamento, mantendo o melhor clima interno possível, ao mesmo tempo. O projeto é otimizado através de um processo de projeto integrado de energia, onde o clima e a energia interior constituem parâmetros de projeto integrados desde o início, interagindo continuamente com escolhas arquitetônicas e materiais.