Projetado por DMP Partners, a proposta vencedora para o Sejong Art Center (SAC) é composta por dois teatros, um principal com mais de 800 lugares, um teatro médio com 300 assentos, um cinema com 250 assentos e uma galeria de arte. Localizado em área de cultural internacional entre paisagem urbana e natural, o edifício combina natureza e cidade através de sua forma direta, linear. Esta forma é aplicada de acordo com a cidade e sua curva corresponde à natureza para criar uma sensação de conforto. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
O edifício foi projetado para diversas artes performáticas como, musicais, balé, dança e etc. O grande hall e dois teatros estão de frente ao parque central e há espaço ao ar livre de qualidade. É originado da natureza (Parque Central, Geum-gang (rio) e Guewha-san (montanha)), e se transforma em artes performáticas ao encontrar o urbano.
O principal teatro de Sejong Art Center proporciona a melhor qualidade de som para a platéia usando paredes com Estrutura SAR (Absorção e Reflexão de Fonte Seletiva) a qual é capaz de suportar grande variedade de performances desde tipos comuns como, musicais, ópera e música contemporânea, até performances cross over.
Paisagem Urbana+Praça
Avenue Park, localizada na zona norte, a praça pública "Arrival Plaza" e o cinema, localizados ao sul, são os locais mais importantes da cidade. Há espaço ao ar livre para a apreciação do céu e da paisagem, que se junta com o ponto final da cidade e o ponto inicial da natureza. O café é uma parte da praça e seu espaço de descanso embaixo da sombra da cobertura.
Paisagem Arquitetônica
Há uma entrada principal no final da passagem entre dois teatros e visitantes tem vista direta para o parque central. Depois de entrar no SAC, os visitantes chegam a um Grande Salão, entre os halls dos dois teatros, que é conectado com o espaço exterior através da entrada e do estacionamento no andar B1. O Grande Salão, ‘Grand Step’ e o hall do teatro principal são espaços públicos que suportam eventos menores, mesmo que não haja nenhuma performance.
Paisagem-Teatro
O design tridimensional da parede dá uma melhor qualidade para o som e a estética. Especialmente, um caso ampliado, que precisa de alto-falantes de grande potência e acoustic trap control reflected sound. Também as luminárias e muitos outros tipos de equipamentos estão escondidos dentro da parede.
Ground-scape, Público-Paisagem
O espaço onde está ligado o teatro a beira do rio será um local significativo para a cidade de Sejong. Este local será o último do passeio público, começando pela praça pública e cinema atravessando o parque da história e o espaço público. Esta jornada é para todos aqueles que visitam o Sejong Art Center.
Paisagem Cívica
O grande salão e dois teatros estão de frente ao parque central e há um espaço aberto de qualidade para o visitante. É originada na natureza (Parque Central (rio) e Guewha-san (montanha)), e se transforma em artes performáticas ao encontrar o urbano.
Arquitetos: DMP Partners (designcamp moonpark) - Seunghong Park, Hokeun Oh
Localização: Naseong-dong, Seoul, Coréia do Sul
Arquiteto Projetista: Seungchul Han, Sehwan Park
Diretor de Projeto: Jongin Park
Equipe de Projeto: Hyekyung Ju, HanJin Yoon, Sungwoo Moon, Junghyuk Seo, Sanghwan Jung, Junghwa Lee, Seungheon Kim, Minkyung Kim, Jinho Kim
Acústica: ad&c
Engenheiro Estrutural: I’ST
Engenheiro Mecânico: HIMEC
Eletricidade / Telecomunicação: Jung Woo Eng.
Engenheiro Ci: Daekyo E&C
CG: 201 studio
Design Editorial: Godo Design
Modelo Arquitetônico: Daerim
Área Total do Edifício: 15,360m2 (Gross)
Área Total: 43,493 m2
Data: Dezembro 2012 – Março 2013