-
Arquitetos: CannonDesign
- Ano: 2012
-
Fotografias:Timothy Hursley
-
Fabricantes: Lutron, Armstrong Ceilings, 3M, BASWA acoustic, Belden, CertainTeed, Color Kinetics, Cooper Lighting, Daikin, Delta Faucet, Designtex, ELEVATE, ELP, Eaton's Lighting Division, Elka, Ellison Bronze, Engraphix, Erco, Expanko, Focal Point Lights, +39
Descrição enviada pela equipe de projeto. Principal elemento do sistema de Bibliotecas Públicas de St. Louis, a Biblioteca Central foi fundada por Andrew Carnegie e projetada pelo renomado arquiteto Cass Gilbert em 1912. Cannon Design, uma empresa de arquitetura, engenharia e planejamento é a responsável pelo do trabalho de restauro, renovação e reutilização da biblioteca.
A revitalização da biblioteca aumenta os espaços públicos em mais de 3.500 m², moderniza o edifício, contribui para a renovação urbana de St. Louis e eleva o edifício a nível de tesouro cultural. Mais de 11 mil pessoas visitaram a biblioteca na semana de sua abertura. Ela continua a receber muitos visitantes e tem tido grande aceitação, a ponto de receber o prêmio Archtizer A+ de melhor biblioteca - uma competição com mais de 150 mil votos públicos em todo o mundo.
O edifício original de três pavimentos foi projetado em estilo Beaux Arts e contava com uma lustrosa escada de granito, um foyer de recepção com teto em abóbadas e um grande hall central. Este hall é cercado por cinco "asas", quatro delas dedicadas para salas de leitura públicas e uma quinta, a Asa Norte, para um depósito de livros fechado ao público. Um esqueleto metálico estruturalmente independente, que serve como prateleira de livros e apoio dos pisos, foi inserido por Gilbert entre as paredes da Asa Norte. A transformação da Asa Norte rejuvenesce verdadeiramente a biblioteca e a traz para o século XXI, tirando-se as antigas prateleiras de livros e inserindo o novo "edifício dentro do edifício". Agora, um átrio público bastante alto acolhe e garante acessibilidade aos visitantes. Os níveis superiores, fechados com vidro, abrigam a coleção de livros em densas e compactas prateleiras. Estes livros estão, agora, visíveis ao público e são percebidos como elementos visuais do espaço. As janelas da parede norte, em vidro transparente, ressaltam a luz natural nos ambientes internos e proporcionam visuais impressionantes.
O Grande Hall e as quatro asas públicas foram restauradas e revitalizadas, mantendo seu esplendor da virada do século, porém, com novos equipamentos mecânicos, elétricos, sistemas de proteção contra incêndios e novo sistema de dados. Um novo acesso público na Rua Locust remete à fachada original de Gilbert através de uma cobertura que se se eleva de um espelho d'água sem tocar o edifício. "Observando o projeto da biblioteca, eu fico muito satisfeito com a solução que criamos, em que a nova estrutura e o edifício existente vivem em harmonia", disse George Nikolajevich, FAIA, Coordenador do Projeto. "O projeto soa natural...um ótimo lugar para visitar e passar algum tempo. Eu me orgulho em saber que o projeto se adapta facilmente à situação e espero que ele se prove atemporal".
Cannon Design está entre os principais escritórios internacionais em planejamento e projetos nos campos da saúde, educação, comercial e governamental. No momento, o escritório conta com mais de mil empregados e 15 filiais em toda a América do Norte, assim como em Shanghai, na China, e Mumbai, na Índia.