-
Arquitetos: Boutique de Arquitectura
- Área: 188 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Contemporânea de Música e um projeto localizado na Cidade do México, com um conceito único internacional. Ao longo de sua concepção visualizamos o projeto como um conjunto perfeito entre a Arquitetura, a Música e o Desenho Industrial. A linha de design da Escola de Música foi inspirada por muitos ícones da cultura musical dos anos 60, 70 e 80, resultando assim em uma mistura de rock, pop, jazz e outros. Desde o começo, decidimos mudar o estereótipo de uma escola comum. Começamos a desenvolver o desenho com o objetivo de gerar um espaço completamente fora do normal, onde o legado dos grandes mestres da música pudessem inspirar os novos músicos.
Loja, estúdio de gravação, salas de aulas, estúdios e a biblioteca, foi criado um cenário artificial com pisos e paredes para que os visitantes e os alunos tenham a ilusão de aulas ao ar livre, por outro lado também pode-se observar uma mistura de cores vivas próprias do contexto que nos inspiramos. No acesso principal estão diversas imagens gigantescas de quase 4 metros de altura com fotografias editadas de artistas e cartazes de shows com músicos como James Brown.
A seleção de material partiu diretamente do conceito. com a intenção de gerar espaços representativos da indústria musical nos anos onde os shows eram feitos em enormes festivais ao ar livre, desenhamos elementos que provoquem esta sensação. As paredes e o teto foram pintados de preto para dar uma maior profundidade ao espaço e ressaltar os enquadramentos de luz com fotografias e cartazes.
Geramos um espaço que sempre terá algo novo para descobrir; um espaço divertido, confortável, que evita a todo custo ser alheio a todos os amantes da música. Misturamos elementos industriais como andaimes dos shows, amplificadores, guitarras elétricas, microfones, chimbal de bateria, percussão e outros instrumentos musicais, harmonizamos com ritmos e cores e interpretamos como novos objetos.
Na Escola encontra-se escadas e pontes feitas de andaimes, microfones pendurados no teto que foram alterados para ser uma luminária de luz indireta, mobiliário de vidro e cabos de aço que simulam guitarras elétricas de 6 cordas, árvores de aço com chimbal de bateria que iluminam o terraço e até os clássicos amplificadores Marshall que servem de vitrine para os objetos vendidos na loja. No conjunto, cada objeto incluído tem por trás um toque industrial e contemporâneo em cada um de seus detalhes, já que foi utilizado, em sua maioria, aço, acessórios cromados e luminárias com a tecnologia LED, assim como materiais e elementos reciclados.