- Área: 16400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Aitor Ortiz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ensanche 21- Zabalgunea, sociedade urbanística municipal da Prefeitura de Vitoria-Gasteiz, convocou um concurso para a construção de 104 moradias de interesse social, cujo projeto arquitetônico foi elaborado por ACTX -Grupo IDOM. Como critérios necessários para a seleção, foram considerados os valores urbanísticos, arquitetônicos, funcionais e estéticos da proposta apresentada.
Situada em um terreno retangular, a morfologia da edificação foi pré-determinada pelo Plano Parcial que define três volumes longitudinais no sentido Norte-Sul, com 9 pavimentos na porção que encontra a via e seis pavimentos nos dois terços restantes . Os blocos estão unidos por um volume transversal de apenas um pavimento - de leste a oeste - no encontro com a estrada.
Todas as residências contam com três dormitórios e têm aproximadamente 90 m² úteis. O edifício tipo de habitações é resolvido com três núcleos de circulação vertical que acessam duas residências por andar, permitindo, assim, que as unidades tenham fachadas voltadas para as duas orientações.
O projeto busca potencializar ao máximo a dupla orientação Norte-Sul através da sala-cozinha, que conforma um ambiente longitudinal único que vai de uma fachada a outra e ao redor do qual se situam as demais dependências. Este espaço é limitado por dois grandes vazios em cada uma das extremidades e apresenta um terraço sobre a área de estar. Atendendo ao compromisso firmado com Ensanche 21, as residências devem ser concluídas em 2019.
Este é o quarto projeto de habitações de interesse social desenvolvido por ACXT - Grupo IDOM em Vitoria-Gasteiz, totalizando 497 unidades, juntamente com dois projetos já construídos e um terceiro em andamento.