Projetada por LOVE architecture and urbanism, o objetivo principal de sua proposta vencedora para a Sede de 50Hertz em Berlim foi o desenvolvimento de uma sede inovadora, transparente e aberta para a empresa que, acima de tudo, tem fluxo de fora para dentro. O foco passou a ser criar ambientes de trabalho flexíveis, versáteis e exclusivos, que são atravessados por espaços amplos ao ar livre em forma de terraços, varandas e átrios. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
O terreno é particularmente notável devido a sua localização privilegiada no centro da cidade de Berlim: a adjacência "Kultur-Campus" está sendo desenvolvida em conjunto com o Museu de Arte Contemporânea na estação de trem de Hamburg. O local também é próximo a estação de trem principal, que é o mais importante terminal de transporte local e de longas distâncias em Berlim; o parlamento e o distrito governamental que se estendem ao longo de Spreebogen e também incluem a Chancelaria Federal, o Bundestag Alemão e o Reichstag e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa, que estão em construção.
O futuro “50Hertz Netzquartier” é um edifício delicado que incorpora a linguagem altamente volumétrica do plano diretor e reflete numa sobreposição de diferentes estruturas, consistindo no sistema de apoio exterior (net), o ritmo horizontal dos andares e o núcleo interior amarelo e escadas. Eles orientam a vista e levam a uma profunda desmaterialização do edifício. Assim, a nova Netzquartier é liberada do pensamento que é um edifício convencional de escritórios e acentua a abordagem holística escultural. A noite é acentuada ainda mais através da iluminação das escadas e dos pilares individuais.
A cultura de trabalho da fornecedora de energia 50Hertz é baseada em uma firme crença no potencial produtivo de um trabalho informal, flexível e criativo. Para atender as demandas de tal filosofia, um ambiente de trabalho deve combinar as necessidades praticas do mundo dos negócios com um elemento energético e sensível - algo diverso e estimulante. Isso exige um ambiente de escritório com uma interferência dinâmica de concentração, interação e relaxamento. O projeto resultante oferece um ambiente físico de trabalho que suporta a transição para uma cultura mais aberta ao corporativo baseando-se nos princípios de diálogo e trabalho em equipe.
Copiando elementos individuais de fachada em direção ao centro do edifício, é aderida à estrutura simples, flexível e básica, uma variedade de espaços abertos que funde fluidamente o exterior com o interior. Estes jardins de tamanhos variáveis fornecem espaços informais de comunicação ao ar livre (por exemplo, para reuniões ao ar livre, brainstorming) e também serve como espaço de recreação com fresco para relaxar mais rápido de reuniões cansativas. A profundidade do edifício atravessada pelos espaços de trabalho ao ar livre proporciona a criação de uma ampla variedade de layout de escritórios, cada qual oferecendo uma solução diferente para as demandas de fluxo, qualidade e ambientes de trabalho.
Cada layout apresenta uma combinação diferente de áreas de trabalho, zonas de comunicação informal e área de jardim (espaços de trabalho ao ar livre), o que resulta em uma ampla variedade de ambientes de trabalho exclusivas. Assim, os ocupantes de cada andar ou departamento podem adaptar o ambiente a sua escolha e desejos específicos. Os níveis individuais do edifício são conectados por átrios centrais, que penetram o edifício de modo cônico, ambos fisicamente (através das escadas) e visualmente (através da luz natural), tornando assim o edifício homogêneo em todos os níveis.
Arquitetos: LOVE architecture and urbanism
Localização: Berlin, Germany
Cliente: 50Hertz Transmission GmbH
Área Total (sem garagem subterrânea): aprox. 16,000 m²
Espaço do Escritório: 11,070 m²
Área de Reuniões: 807 m²
Creche: 153 m²