AGi Architects, em colaboração com Bonyan Design, ganhou recentemente o concurso para a construção do Departamento Geral do Sistema de Informação no Kuwait. O projeto é baseado em três princípios: representatividade, segurança e funcionalidade, tornando o complexo, com área bruta total de 135.482 m2 - em um forte ícone civil, representando o Ministério de Assuntos Internos do Kuwait. Este projeto aponta para a transmissão clara de uma dualidade conceitual que deriva de: tecnologia, inovação e transparência, por um lado, contra a força, estabilidade e segurança, que são inerentes ao Ministério. Veja mais imagens.
Este conceito é impulsionado no edifício por duas camadas de contraste que são sobrepostas umas sobre as outras. De longe o edifício é percebido como um volume de luz elevado do chão, tornando-se um marco na paisagem urbana para os cidadãos, enquanto uma abordagem mais atenta vai perceber a solidez de uma rocha, na parte inferior do edifício, que é aberto por portões de acesso público e elevadores de vidro mais leves que levam aos níveis que abrigam vários escritórios do Departamento.
A tribuna é vista como uma parede espessa, envolvendo o complexo em todos os quatro lados, protegendo e guardando o edifício com aberturas mínimas para reforçar a segurança. O muro de proteção só é interrompido no nível do solo, para permitir a penetração do público nos limites internos do edifício: consegue-se isto através de três aberturas principais que separam e são tratadas de formas diferentes para atender os diversos usuários, tais como empregados, convidados VIP e visitantes regulares. A entrada dos visitantes é marcada com uma grande viga em balanço que convida as pessoas a entrar. Esta tribuna ;e elevada até uma altura de 8 metros, esta dimensão, juntamente com a utilização de pedra fosca contínua forma um grande braço que provoca uma sensação de poder e de segurança.
Abaixo deste, os diversos edifícios da diretoria crescem separadamente para dentro e para fora desta parede de segurança, estabelecendo conexão uns com os outros através da transparência visual, evocando um ambiente de campus. Esta fachada é transparente, coberta com uma camada protetora de luz que permite a penetração da luz solar, enquanto, simultaneamente, evita o excesso da luz direta prejudicial.
Durante o dia, o projeto deste campus e as aberturas permitem que a luz entre nas partes mais profundas do lugar e à noite a transparência da estrutura transforma o volume em uma estrela brilhante, emitindo luz e atraindo a atenção de longe, marcando o local e tornando-se um ícone para a cidade e para o país. A tecnologia avançada será introduzida não só para as operações de segurança, mas também para a construção da gestão e regulação. A integração desta tecnologia, juntamente com um plano de organização funcional e composição formal irá resultar em um edifício único que representa um sentimento de unidade do Estado, força e orgulho.
No pavimento térreo – O Lobby
O Lobby principal é um elemento extremamente importante para a proposta desenvolvida pelos arquitetos do AGI com a colaboração de Bonyan Design. A complexidade das circulações em um edifício como este, faz com que seja muito importante que a organização espacial mostre clareza e eficácia. Este ambiente é concebido como um espaço urbano interno, onde momentos de interação visual e funcional ocorrem entre o "público" e o "privado",como a sinergia da vida diária.
Como anteriormente dito, há três portões de acesso principal para o edifício: a fachada frontal, dois grandes arcos que irão separar o fluxo de circulação dos convidados VIPs do subsecretário dos visitantes normais do estabelecimento, onde vários graus de controle de segurança e privacidade pode ser realizados. Os funcionários terão acesso por trás do edifício, através de uma entrada segura e uma ponte direta que conecta ao estacionamento de funcionários. Assim, potencializamos a eficácia dos fluxos separando as entradas para vários tipos de usuários. O pavimento térreo é engolido por um muro de serviço dobrando a defesa do edifício. A rota de fuga e as conexões de serviço são estabelecidas a partir deste muro em dois níveis, com uma rua de serviço localizada em torno do perímetro para acesso de veículos.
Pavimento do ladrilho inteligente
Esta superfície cumpre sua função convencional, bem como também fornecer a infraestrutua para serviços de informação aos cidadãos nas áreas públicas. O pavimento inteligente permite tanto a interação entre o meio ambiente e usuário quanto o conhecimento de "o que está acontecendo na rua". Este sistema também oferece serviços de conectividade e geoposicionamento.
Clarabóias
Os volumes transparentes do espaço de trabalho dos escritórios suspensos, acima do lobby principal atuam como clarabóias, permitindo que a luz penetre através das fachadas de vidro. O posicionamento vertical da clarabóia é importante para as condições climáticas do Kuwait e está se provando melhor que um plano horizontal. Uma cobertura de vidro horizontal aumenta o consumo de energia e é difícil de limpar, mantendo as despesas de manutenção altas.
O edifício de escritórios acima está dividido em compartimentos iguais na largura, os compartimentos são separados por terraços verdes localizados em vários níveis. Em alguns casos, estes terraços caem para o térreo, criando espaços para o pátio. A clarabóia passa desapercebida pelo lado de fora, onde é vista como uma fachada de vidro contínuo
Subsolo
Existem três principais áreas de estacionamento que servem o edifício e seus usuários. Os veículos dos funcionários estarão no volume de estacionamento na parte traseira do edifício, além de duas áreas para estacionamento de superfície, estacionamento para visitantes e convidados VIP. No subsolo, há dois níveis de estacionamentos. O primeiro é dividido em seis áreas correspondentes às várias direções para uma melhor organização e fluxo de veículos e pedestres.
Escritórios
Os espaços de trabalho dos escritórios estão localizados acima da tribuna de entrada e do lobby principal e são compostos de edifícios volumétricos lineares que atravessam o local inclinados, ziguezagueando para criar diversos pátios em diversos níveis. A organização espacial dos escritórios segue a configuração geral, que é provado ser o modelo de espaço de trabalho mais eficiente até o momento. A combinação dos escritórios foi feita para consolidar as estações de trabalho em um ambiente com uma ligação direta ao núcleo central, o que parece adequado para uma variedade de usos. As estações de trabalho são escritórios individuais com divisões estabelecidas ao longo da fachada, cada uma inclui uma pequena área para reuniões. As típicas oferecem: o contato visual direto com a parte externa, controle individual das condições do ambiente, desenho ergonômico e adaptação às exigências do usuário.
Pele envolvente
A pele de vidro transparente dos escritórios está envolta por uma segunda pele que protege o edifício da radiação nociva do sol. Esta pele secundária cria uma nova fachada, que é utilizada para ter ventilação natural. Durante o dia, a fachada funciona como uma chaminé e durante a noite é utilizada para esfriar o edifício. Esta pele é composta de grelhas metálicas com um acabamento brilhante, colocada na perpendicular às radiações solares, desviando o calor e permitindo, simultaneamente, a vista para o exterior.
Arquitetos: AGi Architects + Bonyan Design
Localização: Kuwait
Equipe: Joaquín Pérez-Goicoechea, Nasser B. Abulhasan, Salvador Cejudo
Equipe de Arquitetura: Daniel Muñoz, Carmen Sagredo, Daniel Bas, Adamira Herrero, Alfredo Carrato, Ana Lopez Cerrato, Lucia Azurmendi, Javier Alonso, Nicolás Martín, Moyra Montoya, Maria Álvarez labrador, Hanan Alkouh, Robert Varghese, Sarah Al Fraih