-
Arquitetos: Gabriel Verd Arquitectos
- Área: 6738 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Roland Halbe
-
Fabricantes: VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em uma área residencial em expansão nos subúrbios de Sevilha, no sul da Espanha.
O pequeno tamanho do terreno e a alta densidade habitacional que foi exigida sugeriu uma solução do tipo quadra. O pátio desempenhou um papel fundamental como um espaço para a interação social e tornou possível atingir o objetivo de dar os 46 apartamentos (de 2 ou 3 quartos), duas perspectivas - do pátio interno e da rua.
Cada apartamento é dividido por um acesso central, com instalações de serviço. Os quartos têm janelas altas e estreitas e estão no lado norte, enquanto as salas de estar e cozinhas que dão para o lado sul têm janelas grandes. Os terraços são concebidos como extensões para o exterior das salas de estar e de suas projeções criam sombra para as grandes janelas durante os meses de verão, permitindo que o sol entre durante o inverno. Isto significa que todos os apartamentos possuem em ambos os lados, ventilação cruzada.
No piso térreo, as lojas estão separadas por entradas para os sistemas de circulação verticais que atravessam o bloco de um lado para o outro, ligando o pátio interno e a rua. O complexo fica completo com vagas de estacionamento e depósitos para cada apartamento.
Os materiais, que são aqueles para habitação de baixa renda, receberam acabamentos simples, tais como gesso pré-coloridos com diferentes texturas e nuances, dependendo da superfície a ser feita. A utilização de painéis de zinco em cinco ligas diferentes - opacos no piso térreo e microperfurado nos andares superiores dos apartamentos - dá a impressão de um espaço com cores e reflexos que mudam durante o curso do dia.