- Ano: 2012
-
Fotografias:Sergio Marquez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa do Plantão de Vendas Vanke assumiu uma abordagem interdisciplinar entre a Equipe de Paisagismo da AECOM de São Francisco e a Equipe de Arquitetura e Urbanismo da AECOM de Shanghai, com o objetivo de produzir arquitetura e paisagismo que estivessem em diálogo uma com a outra. Ambos paisagismo e edifício possuem funções permanentes e temporárias, já que a Casa do Plantão de Vendas será transformada numa Casa de Clube quando completado o restante dos edifícios residenciais ja planejados, e parte do paisagismo dará lugar à esses edifícios.
A estratégia do Paisagismo envolveu um campo de pequenos montes de terra na entrada para a casa de vendas, cada um com diferentes alturas, diferentes espécies plantadas e diferentes espaços formados por trilhas em espiral que levam até os topos dos montes. Esta solução foi o resultado da escavação realizada no local para a construção dos edifícios, o que resultou em excesso de terra. Uma abordagem de corte e preenchimento foi utilizada, e a terra removida dos estacionamentos subterrâneos foi utilizada para a construção dos montes na paisagem. A proposta para a casa de vendas também era de utilizar a espiral como gesto formal e também uma estratégia de circulação, que criou uma expressão e experiência não muito diferente daquela encontrada na paisagem.
No caso da casa de vendas, o programa solicitava movimento linear de uma ponta da casa à outra como uma estratégia de circulação de pessoas através do edifício. Para mitigar esse requisito e misturar o edifício aos campos circulares da paisagem, o bar do programa foi transformado em círculo e então elevado uma de suas pontas para criar um loop infinito no programa. Em termos de circulação isso significou que os clientes poderiam entrar através do lobby, passar pelas áreas de exposição e o salão principal e então sair pela cobertura. No telhado podem subir ao topo pela espiral interna que enquadra belas vistas em direção ao mar. Enquanto descem pela parte externa da espiral e voltam ao lobby, as vistas da cobertura enquadram o paisagismo e os canteiros de obras para os futuros edifícios. Este espaço servirá de teto jardim para a comunidade futura do condomínio após a transformação desta casa numa Casa de Clube.