-
Arquitetos: RO&AD Architecten
- Área: 50 m²
-
Fabricantes: Accoya
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma série de fossos e fortalezas foram construídos na linha de defesa de West Brabant Water Line, no sudoeste da Holanda, durante o século 17, com a finalidade de proteger-se das invasões Francesas e Espanholas. O sistema caiu em desuso no século 19, e quando finalmente foi restaurado, se necessitava uma ponte de acesso através do fosso de uma das fortalezas, a de Fort de Roovere.
Esta fortaleza, agora de caráter recreativo, encontra-se em várias rotas de ciclismo e caminhadas. Seu fosso era pouco profundo; muito raso para cruzá-lo com embarcações e muito fundo para caminhar sobre ele. De longe, a Ponte de Moisés é invisível aos olhos, já que tanto o solo quanto a água estão ao mesmo nível da ponte. Ao aproximar-se, o Forte se abre ao visitante através desta estreita trincheira. Se pode então caminhar até sua porta, como Moisés caminhou entre as águas.
“Dado que é altamente impróprio construir pontes sobre os fossos de defesa, especialmente do lado da fortaleza em que se espera o inimigo, decidimos projetar uma ponte invisível”. A começa ao nível do solo, e logo descende abruptamente até ficar debaixo d’água. Sua construção é inteiramente feita de Accoya e impermeabilizada com folha de EPDM, que resiste também à erosão produzida pela corrente e protege de fungos.