-
Arquitetos: Flexo Arquitectura; Tomeu Ramis, Aixa del Rey, Bárbara Vich
- Área: 275 m²
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência, situada na zona costeira, ocupa um terreno de 1000 m² com um forte desnível desde a rua para as vistas, que não coincidem com a boa orientação. A casa é implantada na parte alta do solar, próxima ao acesso, liberando o máximo possível de espaço para o jardim na zona aberta às vistas do mar. Um volume compacto é perfurado por quatro pátios de distintas alturas e funções - terraço, varal, playground e jardim - proporcionando ventilação cruzada, uma ótima exposição solar e aproveitando o desnível do terreno para alojar no térreo semi-enterrado uma sala de estar com cozinha exterior e uma série de estâncias que conforma a "casa de verão", vinculado à piscina, enquanto que as duas plantas superiores se destinam à "casa de inverno", relacionadas entre elas por duas escadas.
Na casa de verão, a sala é configurada como uma grande estância exterior sob uma cobertura, protegida do sol e exposta à brisa marinha. Na casa de inverno, uma ampla varanda na planta de acesso permite vistas da paisagem sobre o porto, enquanto os demais cômodos se abrem aos pátios, esquivando a vista direta dos vizinhos.
Um simples sistema construtivo é utilizado, formado por muros de carga cerâmicos, pilares metálicos, lajes de concreto e materiais tradicionais da área, como o reboco da fachada pintado de branco, que favorece a reflexão da luz nos pátios e o bambu na varanda, que possui uma fácil manutenção e montagem, além de ser de confecção local.