Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arena de Gelo Bolshoy para as Olimpíadas de inverno em Sochi, Rússia, lembra, à primeira vista, um ovo Fabergé. Nos croquis do início do projeto, sua forma e mesmo os padrões de seu exterior lembravam os preciosos presentes de Páscoa da família imperial russa. Aprovados pelo comitê Olímpico, estes desenhos se tornaram o ponto de partida do projeto. A temática foi reinterpretada através de uma geometria elipsoide clara e de um sistema de iluminação externa com LEDs que podem colorir o edifício com os padrões de um ovo Fabergé, ou qualquer outro padrão, ou simplesmente deixá-lo branco.
O projeto de sua fachada foi bastante influenciado pela localização do edifício, a apenas 300 metros da costa do Mar Negro, na várzea Imeretinskaya. A curva envidraçada em forma de onda possui dois extremos que se voltam para o parque Olímpico e as montanhas do Cáucaso de um lado, e para o Mar Negro do outro lado. Esta fachada permite que os visitantes desfrutem das belíssimas vistas e torna visível o interior do edifício a partir do lado de fora, convidando as pessoas a entrar. Painéis de alumínio perolado revestem a superfície do edifício, refletindo o entorno e as mudanças da luz do dia. A área total da superfície deste enorme domo é 31.745 m², com um vão máximo de 193 m e mínimo de 142 m e 40 metros de altura.
Como qualquer arena, a Arena de Gelo Bolshoy centraliza seu espetáculo. O projeto interno segue o movimento centrípeto do exterior; quanto mais próximo do "palco" de apresentações, mais denso, texturizado e colorido o domo se torna. O hall arejado é naturalmente decorado pelas sombras e marcações em seu piso brilhante e divisórias de vidro de suas galerias; seu desenho incorpora transparências e reflexos, tons de branco e superfícies curvas. No auditório principal, os 12 mil assentos são coloridos com tons de vermelho escuro e cinza claro.