- Ano: 2013
-
Fotografias:Martin Gardner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sexta-feira,5 de abril de 1946, em uma bela tarde de primavera multidões aplaudiam o cavalo de corrida "Lovely Cottage", que caminhava triunfalmente, passado a linha de chegada, para ser coroado vencedor do Grand National, maior corrida de cavalos do Reino Unido. Treinado por Tommy Rayson e montado pelo capitão Robert Petre na primeira corrida Aintree Grand National desde 1940, após a Segunda Guerra Mundial.
Naquele fim de semana "Lovely Cottage" voltou para casa para a pequena vila de Headbourne Worthy, perto de Winchester. Ele recebeu uma recepção de herói antes de se estabelecer em um merecido descanso nos estábulos na Manor House [casa do senhorio], onde estava alojado. Estes estábulos, que antes eram bonitos e funcionais, desde então, não foram mais utilizados e decaíram em um estado de degradação. Felizmente, neste estábulo nomeado “Grade 2”, rico em caráter histórico, sua comovente narrativa não foi esquecida. Ele foi transformado em uma elegante e contemporânea residência familiar de 3 dormitórios pelo AR Design Studio, vencedores do prêmio RIBA.
A diretora Andy Ramus descobriu este pedaço de patrimônio histórico esquecido enquanto encarregava-se de uma reforma em grande escala na Manor House e imediatamente reconheceu seu potencial. A equipe da AR pôde ver além do seu estado de degradação existente. Houve um claro potencial para criar uma sofisticada residência familiar contemporânea dentro do contexto histórico do edifício e da paisagem da pitoresca Hampshire.
A história e o caráter do estábulo eram mais uma força motriz no projeto e existe uma crença firme na AR Design Studio que restrições de projeto muitas vezes podem criar as soluções mais interessantes. O conceito era preservar o existente ao fazer quaisquer novas adições, puramente a fim de deixar brilhar carácter original. Isso resulta em uma disposição inovadora dos espaços de acordo com a disposição já existente do estábulo, a fim de manter muitas das paredes de madeira existentes. Estas foram limpas e remodeladas para revelar suas qualidades excelentes de artesanato.
Com as paredes internas existentes trazidas de volta à vida, a próxima tarefa era transformar o estábulo em uma casa para uma família moderna e trazê-lo para os dias atuais. A fim de respeitar o caráter da propriedade, uma abordagem contemporânea e neutra foi levada para o resto da reforma que justapõe perfeitamente com as paredes de madeira originais, permitindo que eles se destaquem como peças de arte em um cenário contemporâneo. Muitas das características existentes foram remodeladas e readaptadas para o uso no ambiente doméstico, como as calhas de cavalos originais que foram limpas e convertidas em base para as pias, os velhos laços dos cavalos foram limpos e reaproveitados como argolas de toalha nos banheiros e as portas originais foram preservadas, sempre que possível, para manter a sensação de caráter do período real.
A casa compõe-se por 3 grandes dormitórios duplos, com 2 suítes para acompanhar um espaçoso banheiro da família. Sendo uma propriedade térrea com vistas longas e contínuas, o layout foi adaptado e dividido entre ambientes de dormir e estar, com uma única circulação constante que atravessa todo o edifício. A espaçosa e acolhedora sala-cozinha foi convenientemente localizada no coração da casa, com portas altas e envidraçadas que se abrem para a vila.
Toda a propriedade é bastante isolada e o piso é todo de concreto polido e aquecido, proporcionando uma uniformidade funcional dos espaços, bem como contando a história agrícola do estábulo. Novas janelas e clarabóias ao longo de todo o edifício dão ao lugar a uma sensação quente, brilhante e limpa, criando um excelente ambiente como pano de fundo para uma casa de família.
O estábulo após sua requalificação é completamente transformado de seu estado degradado existente e é agora uma casa de família funcionando perfeitamente, repleta de estilo contemporâneo justaposto contra o caráter do edifício de uma época encantadora.