-
Arquitetos: JB Lacoudre Architectures
- Área: 24000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:11h45, Nicolas Borel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo campus da ENSTA Paris Tech, localizado em Palaiseau, se mescla perfeitamente com a paisagem geométrica dos eixos estruturais da "Ecole Polytechnique". Este novo edifício, localizado no coração do terreno, proporciona uma nova identidade para a paisagem.
A escola, maior edifício do campus, está implantada ao longo do bulevar cercado por uma vasta área redesenhada com gramados e árvores. O exterior, naturalmente mesclado com o desenho do parque, proporciona muitos lugares de interação social.
Um grande átrio distribui todas as atividades da escola através de corredores que refletem as interações e o espírito de coletividade desta comunidade. Suas dimensões generosas permitem receber todos os estudantes e sediar importantes eventos.
O anseio por excelência da escola é expresso através de uma estrutura inovadora que conta com passarelas e corredores transparentes, fachadas vegetais que ajudam a reduzir o ganho de calor solar, e painéis de concreto na fachada, que criam uma atmosfera atemporal. Além disso, o edifício conta com um sistema de aquecimento inovador, que faz uso de aquecimento a baixas temperaturas gerado no maior campo de sondas geotérmicas da França, o que reduz muito a quantidade de energia consumida da rede.