Centro de Arte Contemporânea em Córdoba / Nieto Sobejano Arquitectos

© Roland Halbe

Centro de Arte Contemporânea em Córdoba / Nieto Sobejano Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Supervisor De Obras: Nieto Sobejano Arquitectos, S.L.P. Fuensanta Nieto – Enrique Sobejano; Miguel Mesas Izquierdo, Technical Architect
  • Consultoria De Projeto Estrutural: N.B.35, S.L.
  • Consultoria De Obras: IDI Ingenieros, S.L.
  • Engenharia Mecânica: R. Úrculo Ingenieros Consultores, S.A. ; Arkilum S.L. (Illumination)
  • Consultoria De Prevenção De Incêncios: 3i Ingeniería Industrial, S.L.
  • Consultoria De Iluminação: Iluminación Lledó, S.A.
  • Modelos: Nieto Sobejano Arquitectos, S.L.P. ; Juan de Dios Hernández - Jesús Rey
  • Companhia Construtora: FCC, S.A.
  • Cliente: Governo de Andalucia
  • Arquiteto Encarregado: Fuensanta Nieto – Enrique Sobejano
  • Fachada Luminosa: Nieto Sobejano Arquitectos, em colaboração com realities:united
  • Arquiteto Do Projeto: Vanesa Manrique
  • Colaboradores: Sebastián Sasse, Beat Steuri, Carlos Ballesteros, Mauro Herrero, Bart de Beer, Alexandra Sobral, Juan Carlos Redondo, Rocío Domínguez, Nik Wenzke, Gilta Koch, Jesús Gijón
  • Cidade: Córdoba
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Planta do térreo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura se alimenta constantemente de imagens ocultas em nossa memória, ideias que se tornam claras e nítidas e que, inesperadamente, marcam o início de um projeto. Talvez seja por isto que o eco da cultura hispano-islâmica, ainda latente em Córdoba, significou mais que apenas uma citação em nossa proposta. Em face à homogeneidade que a civilização global impõe a todos os aspecto de nossa vida, o Centro de Arte Contemporânea procura interpretar a cultura ocidental diferentemente, indo além do clichê que esta expressão carrega. 

© Roland Halbe

Desconfiando da suposta eficiência e flexibilidade do contenedor universal, comumente usado e citado nos dias de hoje, nos permitimos imaginar um edifício estreitamente ligado ao lugar e, deste modo, à memória, em que cada espaço é formado individualmente em um tempo que pode se transformar e se expandir em sequências de diferentes dimensões, usos e qualidades espaciais. Nós sempre fomos admiradores da geometria oculta através da qual estes artistas, artesãos e mestres construtores de um remoto passado islâmico foram capazes de criar múltiplos espaços em uma única Mesquita.  

© Fernando Alda 

Assim como estas estruturas literais que incluem uma estória dentro de outra estória, dentro de ainda outra... - uma estória sem fim - concebemos o projeto através de um sistema, criado pela repetição de um padrão geométrico, originalmente na forma hexagonal que pode conter três diferentes tipos de ambientes, com 150 m², 90 m² e 60 m². Como um jogo combinatório, as permutações destas três áreas criam sequências de diferentes espaços que podem formar uma única sala de exibições, por exemplo. 

© Fernando Alda 

As oficinas dos artistas no térreo e os laboratórios no pavimento superior são adjacentes às salas de exibição, a ponto de não haver diferenças entre elas: trabalhos de arte podem ser exibidos em oficinas enquanto que as salas de exibição podem ser usadas como áreas de produção. A sala de montagem - a caixa preta - foi concebida como um palco adequado à produções artísticas, conferências, projeções de filmes, ou mesmo exposições audiovisuais. 

© Fernando Alda 

O Centro de Arte Contemporânea não é um organismo centralizado: seu centro se move de uma área para outra, ele está por toda a parte. O centro foi projetado como uma sequência de ambientes ligados à uma passagem pública, onde as diferentes funções do edifício se encontram. Concebido como um local de cruzamento e encontro, esta é uma área comunal de exibições e trocas de ideias, onde se pode ver e participar de instalações, ver exibições, ir ao café, usar a mediateca, aguardar o início de um espetáculo na caixa preta, ou mesmo vislumbrar o rio Guadalquivir. 

Cortes

Os materiais contribuirão para sugerir o caráter de fábrica de arte que permeia o projeto. No interior, paredes pisos contínuos de concreto estabelecem uma área espacial capaz de se transformar individualmente através de diferentes formas de intervenções. Uma rede de infraestrutura elétrica, digital, de áudio e iluminação cria a possibilidade de múltiplas vistas e conexões com todas as partes. 

© Fernando Alda 

Exteriormente o edifício expressa-se através de um material:  de concreto pré-fabricado reforçado com fibra de vidro que revestem a fachada, ora com painéis opacos, ora perfurados. A industrialização do sistema, assim como as características de impermeabilidade, isolamento e leveza do material contribuem para garantir a precisão e racionalidade de sua execução, além de terem um papel no conceito combinatório que rege todo o projeto. 

© Fernando Alda 

A fachada voltada para o rio, uma verdadeira máscara do edifício, é concebida como uma tela perfurada por diversas aberturas poligonais com mapas monocromáticos por trás. Com um software adequado, sinais de vídeo criarão imagens e textos que serão refletidos na superfície do rio e permitirão a criação de instalações concebidas precisamente para o local... Durante o dia, a luz natural será filtrada através das aberturas e iluminará a passagem interna coberta. 

Modelo

No Centro de Arte Contemporânea, artistas, visitantes, especialistas, pesquisadores e o público se encontram como em um zouk contemporâneo, sem a tradicional hierarquia espacial comum destes centros. Este edifício será um hub para processos artísticos criativos que conectarão o espaço arquitetônico com o público: um laboratório aberto onde a arquitetura busca provocar novos modos de expressão.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arte Contemporânea em Córdoba / Nieto Sobejano Arquitectos" [Contemporary Arts Center Córdoba / Nieto Sobejano Arquitectos] 07 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112496/centro-de-arte-contemporanea-em-cordoba-slash-nieto-sobejano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.