O objeto do concurso é formular o Masterplan para a urbanização da antiga área destinada à estacionamento de trens no entorno da Estação Ferroviária de Liniers, a chamada Playa Ferroviaria. A decisão de intervir nesta área e a proposta de criar um Novo Liniers num local repleto de significativas pré-existências revelam o interesse de integrar fragmentos de tecido numa nova paisagem contemporânea.
Esta iniciativa projetual pretende impulsionar o desenvolvimento dum projeto de alta qualidade urbana e ambiental que considere a interpretação das diferentes condições do local.
A seguir apresentamos o projeto ganhador, proposta pela equipe formada por Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados.
Um Sistema de Parques Públicos Lineares percorre a área de Leste a Oeste, atuando como mitigador dos efeitos que provocam no espaço do edifício as duas grandes peças de infrestruturas existentes atualmente - a autoestrada e as vias férreas, estas, até sua conversão num Parque Linear que será integrado ao sistema.
Através das novas vias de acesso que o projeto cria, os novos Parques Lineares oferecem aos bairros adjascentes situados ao Sul e ao Norte uma alternativa verde à seus tecidos urbanos densos, além de área de vínculo e convívio com os novos habitantes.
No centro, sobre o lado sul do edifício e paralelo às atuais vias férreas e ao futuro Parque Linear está localizado um setor de tecido longitudinal residencial e de serviços que incluem a maior parte dos edifícios relevantes à conservação do patrimônio.
Este grupo residencial que estrutura o espaço urbano do local está formado por um tecido espaciamente transparente que permite vincular o espaço dos dois parques no sentido transversal.
Os edifícios isentos, de maior altura, estão localizados em terrenos privados no meio dos parques, entre a auto-estrada e o tecido mais baixo, e dialogam com a grande infraestrutura da auto-estrada. Já o tecido mais baixo confere identidade ao novo bairro e às bordas dos parques, uma vez que armam as frentes urbanas dos dois parques.
Aqueles de frentes longitudinais ao tecido residencial, que abrigam a maior parte das habitações, se abrem aos futuros parques garantindo os melhores níveis de habitabilidade e as melhores vistas da paisagem natural e urbana do entorno.
A articulação do tecido residencial permite a criação de novos espaços públicos anexos às residências e ao bairro, ramblas, passeios de pedestres, praças, ruas e avenidas para uso da nova urbanização e dos habitantes do entorno urbano existente.
Através dos usos públicos incorporados nos edifícios históricos consegue-se configurar uma nova centralidade de bairro ao conjunto. Esta nova centralidade é compartilhada com as quadras do entorno.
Ali no novo espaço público e nos grandes Parques Públicos será produzida a integração urbana e social do novo fragmento de cidade que, longe de permanecer isolado, potencializará a relação Norte Sul.
Um sistema de conexões transversais de ruas e vias de pedestres costura a malha circundante do tecido urbano e permite o acesso à nova peça urbana, sem sobrecarregar o tecido residencial com o tráfego de passagem. O sistema viário, de pedestres e de transporte público permite o acesso ao novo bairro a partir dos quatro pontos cardiais.
O equipamiento urbano não é apenas um elemento central e integrador da memória do lugar, mas também um elemento urbano que, através de seus programas, garante a vitalidade urbana do lugar no futuro do bairro.
Arquitetos
Localização
Liniers, Buenos Aires, ArgentinaEquipe de Projeto
Rodrigo Grassi, María Hojman, Pablo Pschepiurca, Leandro Crook, Alberto VarasAssociados
Aldana Calligo, Roberto Cides, Atilio Pentimalli, Florencia SirnaColaboradores
María Luz Rodríguez, Edita Alvarado, Laura Otero, Lim Seok Hoon, Santiago Testa Camillo, Sebastian Ducros, Matías Lien Benítez.Engenharia
Roberto CarreteroPatrimônio Arquitectônico
María de las Nieves Arias Incollá y Silvia RickertSustentabilidade e Paisagismo
Guillermo Brunzini y Alexia AnastassiadisÁrea
175000.0 m²Ano do Projeto
2013Fotografias
Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados