- Ano: 2011
-
Fotografias:Hervé Abbadie
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi construída em uma fazenda abandonada com vista para o vale Luberon, um parque regional protegido por leis rígidas impondo materiais de construção tradicionais. As ruínas das casas foram preservadas de modo a enquadrar a nova construção, enquanto a hospedaria e piscina foram inseridas entre as paredes de pedra existentes.
A casa principal foi construída com blocos de arenito sólido de 50 x 50 x 200 centímetros, extraídos próximo ao Pont du Gard desde a Era Romana. O princípio de construção é quase infantil, dando liberdade para escalonar ou distorcer os blocos para fazer aberturas ou para dar textura. As grossas paredes da casa também criam uma massa térmica, que ventila sem necessidade de isolamento, mesmo nesta área de verões quentes e invernos com bastante neve. O restante da casa é tanto em concreto ou madeira larício, com grandes vãos em quadros de madeira com vidro triplo. Os interiores não são tratados, tendo piso de concreto e teto contra placado de bétula.
A sala de estar envidraçada e os terraços abertos sob este teto mantém a transparência entre o quintal ao sul e as amplas vistas para o vale ao norte. A planta livre da ala dos quartos é estruturada em três volumes de madeira compensada distintos, como grandes caixas de armazenamento e integração da área molhada. Portas de correr escondidas dividem o espaço em quartos e banheiros, dependendo da ocupação.
A garagem de madeira completa a planta quadrada da casa principal, e enquadra a estreita passagem de entrada ao longo das ruínas que também guiam até a hospedaria de 35 m² com seu muro de pedras escalonadas. A piscina linear em concreto ao final da passagem é construída nas ruínas de tal forma que se nada dentro das antigas muralhas.