HOBRO - uma cidade encontra seu lago é a proposta vencedora do Primeiro Lugar do Escritório Holscher Arkitekter, que tem como objetivo amarrar o centro histórico de Hobro à sua área portuária. A filosofia por trás da estratégia é que espaços urbanos e paisagísticos são criados primeiro, a partir daí as ruas e por último, os edifícios. Os arquitetos desejam criar uma margem robusta para um desenvolvimento urbano duradouro. Uma estratégia que permite o plano urbano ser exercercido e ser experimentado como concluído em todas as fases do desenvolvimento. Mais imagens e descrição dos arquitetos após a continuação.
"Nós sugerimos um novo desenvolvimento dividido em três estruturas orientadas leste-oeste, cada uma com seu próprio caráter e contribuição para a infraestrutura. O principal conceito envolve criar uma conexão entre a cidade e o fiorde cruzando a movimentada rua Brogade. Com esta conexão, a cidade, o fiorde e a paisagem cultivada à oeste são amarradas juntas.
Nosso objetivo é que a sequência de novos espaços urbanos herde as qualidades existentes do centro histórico. O antigo quarteirão foi desenvolvido numa época que a escala urbana era diretamente relacionada ao corpo humano. O ato de projetar essas qualidades na área de intervenção é realizado através do desenvolvimento de um plano urbano detalhado para garantir as qualidades dos espaços urbanos, ao invés de copiar a arquitetura do centro histórico.
O principal objetivo do novo empreendimento é restabelecer a escala humana no meio urbano e nos espaços de paisagem, bem como a criação de uma ligação entre a rua principal e do fiorde. Essa conexão é criada como uma transição suave da escala íntima no centro da cidade para o espaçosa escala da paisagem do fiorde. Uma suave transição tipológica dos blocos do perímetro para os armazéns na área do porto.
O projeto é composto de três conexões.
- A conexão norte - o fluxo do rio caracterizado pela proximidade com a natureza e marcada por uma via que consiste de árvores. A área submersa ao longo da água é estabelecida e uma ponte leva para um caminho no lado norte do rio.
- A conexão central - o fluxo urbano não é apenas bem localizado em sua centralidade, mas também sua funcionalidade é estratégica. Esse fluxo contém a massa de edifícios que se extende do centro da cidade em direção ao leste.
- A conexão sul - o fluxo urbano do fiorde é um movimento a partir da cidade em direção ao fiorde. Origina-se na praça principal e continua até Østerstræde, para Havnegade e após as Fjordplads. Este trecho é a conexão cultural, onde sugerimos relocar as esculturas existentes na área, a fim de atualizar os espaços.
Espaços Urbanos
O projeto consiste de uma série de espaços urbanos que com suas características próprias configuram uma cidade variada com diferentes experiências. Os maiores espaços são Fjordplads e Bustorvet. O Fjordpladsis, uma praça circular, emoldurada por uma borda de concreto moldado in loco, cria um esboço para a atividade da praça. É feita duma superfície de cascalho a partir do qual surgem pequenas inclinações de grama. Essas inclinações estão posicionadas de maneira a criar um abrigo sem bloquear a vista do porto. O Bustorvet é um espaço bem definido na área do projeto. A praça é moldada como uma ilha plantada com duas fileiras de árvores podadas e cria uma moldura calma e serena para o lazer e relaxamento.
Arquitetos: Holscher Arkitekter
Localização: Hobro, Dinamarca
Colaboradores: SCHØNHERR (consultoria principal), Lindgaard A/S, Via Trafik
Equipe: Nils Holscher, Jakob Madsen & Mathias Ørntoft
Área total: 53 ha (560.000 m²)
Premiação: 1° Prêmio
Ano: 2012-2013