O projeto vencedor do escritório Crone Partners para o Orange Regional Museum revela-se organicamente a partir do solo e visa integrar respeitosamente um novo edifício e um programa para o recinto cultural existente. Além disso, os arquitetos pretendem criar uma nova identidade reforçando condições cívicas atuais neste terreno. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
O edifício apresenta um teto-jardim integrado que emerge do solo, dando margem a diversa leituras deste espaço. Como um gramado completamente acessível, a colina do museu se torna um espaço público verde, espaço de evento formal, bem como seu papel principal de contar a história de Orange como um museu. Desse modo, ajuda a reforçar as qualidades do centro cívico ao ligar vários programas diferentes em sua resolução formal.
Um empurrão ao envólucro que compõe a parte posterior do edifício dá lugar a um anfiteatro e largos degraus cívicos nos levam até o teto jardim. A direção do empurrão proporciona um espaço protegido dentro do quadro cívico em um ambiente conhecido pela hostilidade.
O museu de 1000m² ocupa um vértice do terreno, completando o centro cívico compreendido pela galeria, biblioteca e teatro cívico vencedores do prêmio em voga. O espaço principal do museu é dividido em um espaço semi-permanente de exposições e um espaço temporário para exibições itinerantes. Suas fachadas internas transparentes ajudam a conectar o museu, o lobby de entrada e o café, que se estendem até a praça ao ar livre.
Crone ganhou o concurso para a construção no início de 2013, seguindo uma abordagem inovadora e exclusiva para o terreno e o programa.
Arquitetos: Crone Partners
Localização: Orange, NSW, Austrália
Engenheiro Estrutural: TTW
Design Museu +Exposição: FRD
Paisagismo: Urbis
Equipe de Projeto: Niall Durney, Ashley Dennis, Thomas Chan
Cliente: Orange City Council
Área de Construção: 1100 m2
Ano do Projeto: 2013 - 2015