-
Arquitetos: MACh Arquitetos
- Área: 966 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gabriel Castro / Reverbo, Fábio Del Re & Carlos Stein
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura desta casa, com fins de residência permanente e local de guarda e exposição de um vasto acervo de obras de arte, tem um partido abstrato e escultórico, proposto pelos arquitetos em direção às intenções demonstradas pelo cliente.
Uma variedade de ambiências, gerada por espaços com diferentes gradações de aberturas e fechamentos em relação à paisagem, origina lugares específicos para a futura ocupação com as obras de arte e, ao mesmo tempo, promove diferentes percepções da natureza do entorno e dos limites da cidade de Belo Horizonte a partir da casa.
A composição arquitetônica organiza-se a pela interseção de dois elementos básicos: um bloco retangular longitudinal, paralelo à via de acesso e assentado ao longo das curvas de nível do terreno, e um volume triangular elevado do solo por uma sucessão de delgados pilares metálicos.
O primeiro abriga funções da casa ligadas ao encontro e ao lazer, com sala de ginástica, sauna e spa, no nível inferior; e salas de estar e jantar, no nível térreo. No bloco triangular, acima, estão posicionados os quartos e a sala de TV. Este pavimento conta com dois terraços: um deles, próximo à sala de TV, é mais aberto e voltado para a cidade de Belo Horizonte; o outro, próximo aos quartos, mais intimista e com uma orientação cuidadosa para a paisagem de montanhas. Neste terraço há um vazio circular que permite a conexão visual e a entrada de luz natural para o pavimento inferior.
O acesso de pedestres acontece por um caminho sinuoso de pedra, que leva moradores e visitantes ao nível térreo, onde estão concentrados os ambientes sociais e a piscina. A rampa de acesso de veículos permite a chegada ao terceiro nível, na garagem, que por sua vez articula a área íntima e de serviços.
A setorização dada aos espaços de lazer, convívio social, serviços e espaços íntimos é feita com atenção à orientação solar e à implantação em diferentes níveis, proporcionando o melhor funcionamento da casa sem cruzamentos indesejados e perda de privacidade. Os quartos são voltados para o leste e contam com área externa privativa, como extensão do ambiente interno. O setor de serviços e quartos de funcionários é voltado a um pátio interno, que garante farta luminosidade e ventilação naturais. Os espaços de convívio e lazer são caracterizados pela transparência dos seus limites e pela expansão dos ambientes rumo à paisagem.