-
Arquitetos: BCQ Arquitectura
- Área: 2974 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma escola amigável que encoraja um tratamento doméstico e familiar entre estudantes e professores. Os edifícios horizontais serenos se dispõem naturalmente no terreno. A simplicidade da forma do edifício reflete a clareza do seu papel: ser uma plataforma para o ensino.
A nova escola se localiza no fim da Rua Santa Anna, uma das principais da cidade, delimitada pelo Rio Cervelló. O edifício tem sua entrada principal a partir da rua, em cujo alinhamento se define.
O edifício consiste de um corpo principal de três pavimentos e uma ala térrea paralela que possui sua própria entrada. Os blocos integram topograficamente, visualmente e funcionalmente o terreno.
O bloco principal é um volume compacto que compreende todas as funções administrativas, pedagógicas e áreas comuns. O edifício secundário contém o ginásio coberto e vestiários e pode ser utilizado independentemente fora dos horários letivos. Defronta as quadras poliesportivas e o playground infantil ao sul. A cobertura do ginásio é acessível pelo segundo pavimento da escola e desde Rua Font de la Flàvia, sendo a praça de acesso dos estudantes nos horários de pico.
As áreas de recreio se orientam e relacionam com a área verde adjacente ao Rio Cervelló. A mata se estende à escola para que os estudantes apreciem a liberdade e o contato com a natureza durante os intervalos.
O projeto surge da simplicidade funcional e geométrica, da eficácia de sistemas de construção pré-fabricados e um rigor quanto à eficiência energética dos edifícios que facilita a administração e a manutenção.